CAPACITAÇÃO LEGISLATIVA

Alepe, Senado e ILB irão fortalecer câmaras municipais

Publicado em: 25/05/2023 08:00

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em parceria com o Senado Federal e o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), irá promover, nos dias 29 e 30 de maio, uma capacitação técnica gratuita direcionada às câmaras municipais de cidades do Agreste Meridional. A formação é aberta ao público e vai abordar, principalmente, temáticas voltadas à elaboração de planos de logística na área de gestão sustentável. As aulas acontecerão a partir das 9h na sede do Consórcio Público para o Desenvolvimento da Região do Agreste Meridional (Codean), no bairro do Magano, em Garanhuns.

O curso faz parte do programa Fortalecimento das Câmaras Municipais e deve ser estendido a outras regiões do estado. É esperada a participação de vereadores, assessores legislativos e a população das cidades que integram o Agreste. A formação vai ser ministrada por Danielle Abud, consultora do Senado e doutora em Gestão para a Sustentabilidade. As inscrições podem ser realizadas por meio do site interlegis.leg.br ou na sede do Codean.

De acordo com o presidente da Alepe, deputado estadual Álvaro Porto (PSDB), a parceria com o Senado Federal e o ILB vai propiciar avanços na gestão pública a partir dos trabalhos nas casas legislativas. “Espero que as câmaras municipais e a população em geral possam tirar o máximo de proveito desses dias de capacitação voltada para a disseminação de informações e boas práticas no serviço público”, explicou.

Já o primeiro-secretário da Alepe, Gustavo Gouveia (SD), destacou que é preciso fortalecer, integrar e qualificar os legislativos municipais. “As câmaras são peças importantes para a construção de uma sociedade melhor. Vamos capacitar os vereadores, promovendo uma educação legislativa cada vez mais de excelência”, finalizou.

A parceria da Assembleia Legislativa com o Senado Federal e o Instituto Legislativo Brasileiro se estenderá a todas as 12 regiões administrativas de Pernambuco, com minicursos e/ou oficinas temáticas. “A Escola do Legislativo da Alepe é responsável por viabilizar o programa que possibilitará a troca de experiências e de boas práticas de gestão, bem como a integração entre os parlamentos da região", avaliou o superintendente José Humberto Cavalcanti. 

Curso
A formação abordará questões como legislação, contexto e agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) 2030, além de contextualizar os acórdãos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e auxiliar na elaboração de um plano de logística sustentável como ferramenta de gestão. Outro importante viés do curso é a instrução para criação de projetos de lei sustentáveis, a construção de indicadores, o monitoramento de dados e boas práticas, com foco na oferta de oportunidades. Ao final, os participantes receberão um certificado de conclusão.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.