VOTAÇÃO SECRETA

Alepe define nesta terça segunda vaga para o TCE

Publicado em: 23/05/2023 08:00

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Após ter eleito, na última semana, o advogado Eduardo Porto como o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Pernambuco, a Assembleia Legislativa (Alepe) irá definir nesta terça-feira (23), quem vai ser o segundo nome a ocupar a vaga em aberto no órgão. O Diario de Pernambuco traz, nesta edição, uma breve análise sobre o cenário da votação, que muito mais do que o peso do cargo no tribunal, irá servir como um termômetro da relação entre a chefe do Executivo e os ocupantes da Casa de Joaquim Nabuco.

De um lado, está o indicado pela governadora, o deputado estadual Joaquim Lira, do Partido Verde. Do outro, Rodrigo Novaes, apoiado por parlamentares com grande poder decisivo na Alepe e filiado ao PSB, sigla que integra a bancada de oposição a Raquel no Legislativo. Há, ainda, a candidatura do advogado e doutor em Direito Osvir Thomaz. 

Embate na base
Ainda que o presidente da Alepe, deputado estadual Álvaro Porto (PSDB) seja tucano como a governadora, os dois parecem não ter chegado a um denominador comum. Outro fator que pesou no “racha” entre os dois foi a retirada da candidatura da também deputada estadual Débora Almeida (PSDB), que até demonstrou interesse pelo cargo, em entrevista ao Diario de Pernambuco, mas se viu forçada a descer alguns degraus pela falta de capital político na Casa.

Mapa dos votos
No palanque de Lira está a governadora e a sua enxuta base governista, formada por Izaías Régis (PSDB) e Débora Almeida (PSDB), além da bancada do PP, que conta com oito parlamentares e parece ter formado consenso em plenária interna, influenciada pelo deputado federal e presidente da legenda no estado, Eduardo da Fonte. Outros partidos como o PL, que tem cinco deputados, se dividirão entre  Lira e Novaes.

Entre os apoiadores de Rodrigo estão o presidente da Casa, Álvaro Porto, e o primeiro-secretário, Gustavo Gouveia (SD). A líder da oposição na Alepe, Dani Portela (PSol) também deve seguir com o socialista.
Nos bastidores, tudo em aberto. Vencerá que mostrar mais corpulência nas articulações, que deverão seguir até os minutos finais antes da votação, que é secreta.

Para se ter uma ideia, nem o PSB de Novaes parece ter decidido subir em peso em seu palanque. Da parte de alguns parlamentares, ainda se assola uma grande dúvida. O fator que pode ser determinante para a escolha é a articulação interna do socialista e prefeito do Recife, João Campos, que tem grande cacife na legenda.

A reportagem apurou que, dos 49 deputados estaduais da Assembleia, 26 devem optar por Rodrigo Novaes (PSB) e 16 por Joaquim Lira (PV). Sete ainda não se decidiram. Para sentar na cadeira do conselho do TCE, o vencedor deverá ter, no mínimo, 25 votos, formando assim a maioria.

Cronograma
Os candidatos irão passar por uma breve entrevista, em dispensa à sabatina. A votação deve acontecer no meio da tarde. Foram denominados três relatores: Luciano Duque (SD), Joãozinho Tenório (Patriota) e Renato Antunes (PL). Em caso de empate será realizada um segundo turno.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.