SAÚDE

Particular, primeiro "hospital dia" de Pernambuco será inaugurado este mês

Publicado em: 20/03/2023 12:28 | Atualizado em: 20/03/2023 13:49

Max Day Hospital atenderá procedimentos de pequena e média complexidade. A alta médica no mesmo dia reduz riscos de infecção (Divulgação)
Max Day Hospital atenderá procedimentos de pequena e média complexidade. A alta médica no mesmo dia reduz riscos de infecção (Divulgação)
Equipado com toda a estrutura exigida para um hospital convencional, o Max Day Hospital será o primeiro “hospital dia” de Pernambuco, localizado no RioMar Recife, Zona Sul do Recife. Irá operar em um modelo já consolidado na Europa, que tem a vantagem de trazer mais economia e menos risco de infecção para os pacientes, reduz os custos para os planos de saúde e ajuda a desafogar o trânsito nos hospitais com pequenas e médias cirurgias.

O espaço, que está funcionando atualmente no modelo soft openning, tem inauguração oficial prevista para a última semana de março. Ocupa uma área de 3 mil m²  e contará com um moderno centro cirúrgico, equipado com aparelhos de última geração e alta tecnologia, composto por nove salas, incluindo salas de recuperação, além de 35 leitos e UTI. O investimento no projeto é 100% pernambucano e está estimado em R$ 35 milhões para a execução e a operação. O empreendimento terá entrada independente e acesso ao mall e horário de funcionamento diferenciado do centro de compras, atendendo das 6h às 22h.

MENOS RISCO DE INFECÇÃO

De acordo com Alberto Souza Leão, um dos diretores do Max Day Hospital, o espaço tem estrutura para funcionar 24h. Porém, a escolha pelo modelo de operação visa trazer mais segurança e agilidade para os pacientes, pois no local não haverá internamento, nem emergência. “Temos o bloco cirúrgico mais completo de Pernambuco, com potencial para trabalhar o dia todo. Mas optamos pelo conceito de desospitalização, que traz mais segurança para o paciente. Pesquisas comprovam que um hospital dia oferece muito menos riscos de infecção hospitalar do que um de 24h. Não perdemos em infraestrutura para nenhum hospital”, destacou Souza Leão.

FILTRAGEM DO AR
Outro diferencial do Max Day Hospital, explica o médico Marcelo Menezes, também diretor do empreendimento, é a filtragem do ar. O local possui uma estrutura reforçada para assegurar a pureza do ar nos níveis de exigências atualizados após a pandemia do Covid-19. Além da troca diária, o espaço recebe esterilização, impreterivelmente, sempre ao fim dos expedientes.

Um bom sistema de filtragem de ar em hospitais evita que o ambiente seja fonte de contaminação para profissionais, pacientes e acompanhantes. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.