LEGISLATIVO

PL e PSB disputam paternidade da lei da tarifa social da água

Publicado em: 31/03/2023 22:00

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
O deputado estadual Renato Antunes (PL) reagiu, ontem (31), às recentes declarações de Rodrigo Farias, da bancada do PSB na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), sobre a urgência na votação do projeto de lei que amplia o acesso à tarifa social da Compesa a beneficiários inscritos no CadÚnico do Governo Federal. Rodrigo protocolou a matéria nas últimas semanas e tem cobrado celeridade na tramitação do texto. Renato, por sua vez, lembrou que, quando do período de pré-campanha, em 2022, a bancada do Partido Liberal na Alepe apresentou projeto semelhante.

O liberal se refere a um texto que chegou a constar como proposta do plano de governo de Anderson Ferreira, então candidato do PL ao Governo de Pernambuco. Em uma publicação no Twitter, Renato disse que somente "após 16 anos no comando, o PSB vai propor a tarifa social para a conta de água".

"Vamos aprovar a matéria, que, inclusive, fez parte do plano de governo de Anderson Ferreira em 2022. Mas me causou surpresa que, só agora, os socialistas pensaram na medida", escreveu. "É hipocrisia ou oportunismo o PSB falar em tarifa social na conta de água? Passaram 16 anos [no poder] e nada fizeram. A matéria é boa para a população e terá nosso apoio, diferente do que a turma [do ex-governador] Paulo Câmara (sem partido) fez quando o nosso partido levou a proposta para o plenário [da Alepe]", complementou Renato.

Rodrigo Farias reagiu às declarações de Antunes e agradeceu ao colega parlamentar pelo "apoio". "Gostaria de agradecer o apoio do deputado, que é da base do governo [Raquel Lyra, do PSDB], ao nosso projeto da tarifa social da água. Sem dúvida, o projeto vai beneficiar muitas famílias de baixa renda", disse o socialista.

No entanto, Farias ironizou ao dizer que não teria entendido "qual é a opinião do deputado sobre o aumento que o governo de Raquel e Priscila (Cidadania) anunciou essa semana na conta da Compesa".

"Um reajuste que foi autorizado no ano passado, mas que o governo do meu partido [o PSB] fez questão de não repassar aos pernambucanos. Será que o deputado Renato Antunes não se pronunciou sobre o reajuste na conta da Compesa porque o partido dele recebeu de presente o comando do Detran? Essa é a cegueira de alguns políticos que se dizem cristãos, mas esquecem dos ensinamentos básicos do evangelho", pontuou.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.