VIAGEM

Cartórios já podem emitir autorização de viagem internacional a menores

Publicado em: 07/02/2023 09:23

 (Foto: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)
Foto: Carlos Vieira/CB/D.A.Press
A partir desta terça-feira (7/2), os Cartórios de Notas de todo o país passam a emitir Autorização Eletrônica de Viagem Internacional para menores de idade. Os pedidos são feitos pela plataforma e-Notariado.

O serviço atende pais e responsáveis por menores de idade que pretendem viajar de avião para o exterior sozinhos ou acompanhados por apenas um dos responsáveis. Para conseguir a Autorização Eletrônica de Viagem (AEV), os interessados devem passar por um reconhecimento de firma por videoconferência.

O processo de emissão da autorização eletrônica para viagem internacional de menores é feito por um aplicativo para celular Android ou IOS disponível na plataforma e-Notariado, no site e-notariado.org.br.

Na página, após preencher um formulário na área 'cidadão', os pais ou responsáveis têm a opção de realizar o reconhecimento da assinatura para o documento eletrônico de forma presencial ou por videoconferência.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.