Turista estrangeiro desaparece em cachoeira da Chapada dos Veadeiros

Publicado em: 29/01/2023 14:23

 (Foto: Divulgação/CBMGO)
Foto: Divulgação/CBMGO
Um turista estrangeiro está desaparecido desde a tarde desse sábado (28/1), após o grupo do qual ele faz parte ser surpreendido pelo aumento do volume da água na Cachoeira Raizama, na região de Alto Paraíso, na Chapada dos Veadeiros, Entorno do Distrito Federal.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), o grupo de quatro pessoas estava na cachoeira quando o volume de água subiu de forma repentina. Uma equipe de mergulhadores do CBMGO de Formosa está auxiliando nas buscas neste domingo (29/1).

Dois turistas conseguiram sair pela margem, enquanto outro ficou ilhado e devido ao difícil acesso, só foi resgatado por volta das 23h pelos militares.

Perigos

É possível visitar os atrativos da Chapada dos Veadeiros no período das chuvas? A principal recomendação é fazer os passeios com o acompanhamento de um guia de turismo da região. O profissional, além de conhecer a área, pode indicar pontos de banho, alertar sobre cuidados e evitar que os visitantes fiquem perdidos nas trilhas.

Em Alto Paraíso, um dos principais destinos para acomodação, é possível encontrar uma Central de Apoio ao Turista (CAT). No local, é possível se informar sobre roteiros, contratar passeios e guias de turismo. O Correio esteve na região e conheceu alguns dos principais cartões de visita. Em Alto, a equipe foi conduzida pela guia de turismo Lusimar Mariano de Souza, 57 anos, que atua na área há mais de 30 anos.

“Nós temos conhecimento do local, estudamos sobre a direção das chuvas e se elas estão vindo de nascentes para que os visitantes não sejam pegos de surpresa. É importante que sigam ao máximo as orientações e não se arrisquem sozinhos em local desconhecido. Não atravessem rios que não conhecem e nem vão ao pé das cachoeiras sem que tenham a plena certeza que é seguro”, reforça.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.