CARNAVAL

Tradição no carnaval, Pitombeira dos Quatro Cantos de Olinda faz 76 anos; Elefante desfila no Armazém do Campo

Publicado em: 20/01/2023 19:04 | Atualizado em: 20/01/2023 19:12

Pitombeira alcança a marca dos 76 anos de existência neste ano de 2023 (Hugo Muniz)
Pitombeira alcança a marca dos 76 anos de existência neste ano de 2023 (Hugo Muniz)

Colecionando histórias através de tradição, cores e alegria, a troça carnavalesca Pitombeira dos Quatro Cantos de Olinda completará 76 anos de existência no próximo dia 17 de fevereiro, quando a festa ganhará forma de cortejo pelas ruas da cidade. Mas as atividades da Pitombeira para o carnaval de 2023 começam já neste domingo (22), na sede do bloco, na Rua 27 de Janeiro, com um ensaio e o lançamento da camisa oficial do grupo para a edição atual. E esse será só o início da festa. No próximo dia cinco, o grupo voltará a reunir sua folia em um ensaio interno aberto também na sede, no Carmo.

 

Modelo infantil da troça, a "Pitombeirinha", também já tem a confirmação da data do seu desfile. Será no dia 11 de fevereiro. Essa versão mirim foi inaugurada em 2012, e desde 2014 desfila antecipadamente no sábado anterior à abertura do Carnaval, por uma medida de proteção e segurança aos pequenos.

 

E dando contuinuidade a programação da troça para este ano, às 10h do dia 20 de fevereiro o grupo de foliões deixará a sua sede, na Rua 27 de Janeiro, para, reunindo uma mutidão, tomar conta de Olinda e em mais um ano e protagonizar tradição no período mais alegre e colorido do calendário. No dia seguinte, também às 10h, promoverá um outro encontro, mas dessa vez no Largo do Amparo.

 

Atual presidente da agremiação, Hermes Neto revelou que a saudade, acumulada durante dois anos por conta da pandemia provocada pela Covid-19, já vem sendo resolvida aos poucos, desde o feriado da Independência do Brasil no ano passado. Apesar disso, a expectativa para "o dia oficial" ainda é alta. "Desde o dia sete de setembro nós estamos saindo às ruas, e nesse ano esperamos o dia oficial com frio na barriga. É o momento da retomada e nós estamos esperando uma alegria sem igual dos pitombeirenses", disse.

 

Ele também aproveitou para destacar a ideia inicial com a construção da versão infantil da troça, e o papel de responsabilidade que ela carrega em meio à diversão das crianças. "A Pitombeirinha foi fundada por Rodrigo Caldas, que é neto de um grande baluarte da Pitombeira. No início, a ideia era ter um dia para os filhos e netos dos diretores brincarem, e também para que eles tivessem a mesma paixão e assim a Pitombeira não se perdesse ao longo dos tempos", explicou o presidente. 


Elefante de Olinda

Criado em 12 de fevereiro do ano de 1952, o clube carnavalesco Misto Elefante de Olinda também integra a lista dos tradicionais blocos de rua de Pernambuco, assim como o Pitombeira. E foi ao som da orquestra do maestro Oséas que reencontrou parte do seu público que brincará nas ladeiras de Olinda. O evento que serviu de "esquenta" aos foliões aconteceu no Armazém do Campo, no Recife, a partir das 21h desta sexta-feira (20), com entrada grátis.


 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.