CARNAVAL

Recife oferece 14 prévias gratuitas esta semana

Publicado em: 23/01/2023 17:01

 (Foto: PCR Imagem (Acervo))
Foto: PCR Imagem (Acervo)
Acertos de Marcha, concursos, encontro de Baques de Caboclinhos e Índios e ensaios de maracatus de baque virado marcam a primeira semana de prévias gratuitas no Recife. A programação que antecede os festejos oficiais de Momo começa hoje em dois locais distintos com muito frevo, samba, maracatu e Boi. As programações começam às 18h no Pátio de São Pedro, verdadeiro Quartel General do Carnaval recifense, e na Mangabeira.
 
Hoje (23), no Pátio de São Pedro, ocorre o Concurso de Porta-estandarte, Porta-Flabelo, Mestre Sala e Porta Bandeira a partir das 18h. Os desfiles serão animados pela Orquestra do maestro Edson Rodrigues, pelo Boi Mimoso da Bomba do Hemetério e o Bloco de Samba Bole Bole. No total, 51 inscritos vão fazer parte da noite de disputas. 
 
Amanhã (terça, 24), o Pátio de São Pedro abrigará o Encontro de Baques de Caboclinhos e Índios. Na quarta (25), o Pátio sedia a segunda etapa do concurso de Porta-Estandarte, Porta-flabelo, Mestre Sala e Porta Bandeira. Na quinta (26), o local irá abrigar o primeiro dos acertos de marcha dos blocos líricos, evocando os carnavais saudosos. Na sexta (27) a emoção promete incendiar o pátio com a finalíssima do Concurso de Rei e Rainha do Carnaval 2023 e, no domingo (29), o local vai aumentar a temperatura e fazer ferver a mais animada e acirrada das disputas: o concurso de passistas.
 
Para quem quer ouvir a potência do baque do trovão dos maracatus, na segunda também haverá o primeiro dos 15 ensaios de Nações de Maracatu na sede do Encanto da Alegria, que se prepara para o Carnaval de 2023 com o tema "Em Terra Nagô reina o trovão de Xangô". O evento, aberto ao público, está previsto para começar às 18h. O Encanto da Alegria fica na rua Coremas, 40.
 
O ensaio acontece em companhia do grupo Voz Nagô e será o primeiro dos 15 encontros abertos que irão acontecer para a grande apoteose do Tumaraca, espetáculo que irá reunir 13 Nações e cerca de 700 batuqueiros no Marco Zero, no dia 16 de fevereiro, quinta-feira da semana pré-Carnavalesca e grande Abre-Alas do Carnaval do Recife 2023. Até lá, acontecerão 11 ensaios nas comunidades, três ensaios conjuntos na Rua da Moeda, além do ensaio geral no Marco Zero, epicentro do Carnaval recifense. Ainda esta semana, o público poderá conferir ensaios no Pina, no Bongi, em Chão de Estrelas e Água Fria, além de um ensaio conjunto dos Maracatus Nação Encanto da Alegria, Maracatu Nação Encanto do Pina, Maracatu Nação Raízes de Pai Adão e Maracatu Nação Cambinda Estrela na próxima sexta (27), na Rua da Moeda, a partir das 18h.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.