CONSÓRCIO NORDESTE
Raquel Lyra participa de reunião do Consórcio Nordeste na Paraíba: 'Ninguém resolve seu problema sozinho''
Por: Aliny Agostinho
Por: Diario de Pernambuco
Por: Diario de Pernambuco
Publicado em: 20/01/2023 19:03 | Atualizado em: 21/01/2023 08:12
![]() | |
Foto: Divulgação |
A governadora Raquel Lyra participou, nesta sexta-feira (20), da primeira reunião do ano do Consórcio Interestadual e Desenvolvimento Sustentável do Nordeste - Consórcio Nordeste, em conjunto com os demais governadores da região. O encontro, que ocorreu no Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba, foi realizado para discutir projetos prioritários de cada estado, além daqueles que podem ser desenvolvidos de forma conjunta pelos integrantes do Consórcio. Os governadores dos nove estados do Nordeste divulgaram uma carta que destaca as necessidades da região e compromissos firmados, junto ao Governo Federal.
Além dos pedidos de investimentos para o Nordeste, os governadores anunciaram um Pacto pela Segurança Pública, para integrar as polícias estaduais, as soluções tecnológicas e gabinetes de inteligência, que somam com a Polícia Federal e o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Além disso, os governadores planejam apoiar a reforma tributária, que transformam os impostos PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS em um só, o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Mas, os líderes nordestinos cogitam a necessidade de compensação para que os estados não percam arrecadação.
"Entendemos que é indispensável a criação de um Fundo de Desenvolvimento Regional que substitua os instrumentos vigentes da guerra fiscal que queremos extinguir. Para tanto, reafirmamos que a PEC 45 deva ser aprimorada com a emenda 192 [que consolida a proposta dos estados] e que haja compatibilização para que os estados não percam arrecadação e tenham mais condições para o enfrentamento de suas responsabilidades", escreve os governadores.
![]() | |
Foto: Divulgação |
“Essa reunião de hoje demonstra a capacidade de diálogo e interlocução dos governos, fortalecidos pelo Consórcio do Nordeste. E eu participo da primeira reunião como governadora eleita, como outros quatro governadores, e a necessidade que a gente tem de trabalhar conjuntamente. Ninguém resolve seu problema sozinho. A questão da segurança pública, da Transposição do São Francisco passam por esses estados, a própria Transnordestina. São temas que são afins e conjuntos e que a solução não vai ser para um só. Então, estamos aqui nos fortalecendo enquanto região, para permitir que a gente possa superar os desafios que estão postos pelos próximos tempos, concluindo obras relevantes”, afirma Raquel Lyra.
A primeira reunião foi coordenada pelo novo presidente do Consórcio Nordeste e governador da Paraíba, João Azevêdo, que esteve na mesa ao lado das duas governadoras, Raquel Lyra e da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. ““Tivemos a oportunidade de discutir pautas extremamente importantes para a região. Estamos dando o primeiro passo para restabelecer uma relação necessária e obrigatória, entre estados e Presidência da República. Nessa reunião, vamos tratar das pautas inerentes a um encontro do Consórcio Nordeste, e dos assuntos que vamos apresentar enquanto pleitos e reivindicações na próxima sexta-feira (27), em Brasília, ao presidente Lula”, enfatiza João Azevedo.
“A priorização da ação conjunta, não depende do partido político de cada um, isso pouco importa aqui. Me perguntaram se questões ideológicas ou partidárias poderiam ter qualquer tipo de desarranjo no Consórcio. E venho aqui reafirmar que a fome não tem ideologia, a necessidade de geração de emprego, de cuidar da saúde, de garantir infraestrutura, isso independe do partido, ao que a gente está afiliado. Mas, sim, a capacidade que a gente tem de poder ter a estruturação interna e o diálogo com o Governo Federal e com os outros países do mundo que enxergam o Brasil, hoje, como uma grande oportunidade de investimento. O Consórcio eu não tenho dúvida nenhuma, que será fundamental para que o Nordeste possa alcançar, num tempo curto, o estágio de desenvolvimento que a gente precisa”, destaca Raquel Lyra.
Entre os presentes na reunião, também estavam os secretários estaduais coronel Mamede (chefe da Casa Militar), Ana Luiza Ferreira (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), Fernando Holanda (chefe da Assessoria Especial), Rodolfo Costa Pinto (Comunicação) e Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional), além do secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República, André Ceciliano.