OPERAÇÃO LESA PÁTRIA

PF prende 8 pessoas suspeitas de participar de atos extremistas em Brasília

Publicado em: 20/01/2023 09:02 | Atualizado em: 20/01/2023 11:34

 (Foto: Divulgação Polícia Federal)
Foto: Divulgação Polícia Federal
A Polícia Federal (PF) prendeu, na manhã desta sexta-feira (20/1), oito pessoas suspeitas de estarem envolvidas nos atos golpistas ocorridos em Brasília, no último dia 8. As ações fazem parte da Operação Lesa a Pátria. Os agentes também cumpriram 16 mandados de busca e apreensão nos estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e no Distrito Federal.

Todos os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Entre os suspeitos e investigados, a PF buscou participantes, financiadores e apoiadores da manifestação antidemocrática que resultou em crimes de vandalismo aos prédios da Praça dos Três Poderes. 
 
Dentre as prisões realizadas na manhã de hoje, 20, se encontra Ramiro Alves da Rocha Cruz Junior, também conhecido como  Ramiro dos Caminhoneiros, apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e um dos líderes dos movimentos golpistas. Nas últimas eleições ele chegou a se candidatar a deputado federal pelo PL, mas não foi eleito. Ramiro incentivou em suas redes sociais a participação nos atos golpistas e espalhou fake news deliberadamente.

Os alvos da PF podem ser indiciados por crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Entre os estados e no DF, a corporação cumpriu cinco ordens de busca e apreensão e duas prisões na capital do país; uma busca e apreensão em Goiás; sete de busca e apreensão e três prisões em São Paulo; uma busca e apreensão e uma prisão em Rio de Janeiro; uma busca e apreensão e uma prisão em Minas Gerais e uma busca e apreensão e uma prisão em Mato Grosso do Sul.
 
Operação permanente

A corporação informou ainda que a Operação Lesa Pátria tem caráter permanente, e que serão feitas atualizações periódicas sobre o número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.


A PF pede à população que colabore com os investigadores, caso tenha informações sobre a identificação de “pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos”.

As denúncias podem ser encaminhadas para o e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br.

Entenda
 
Desde que o presidente Lula foi eleito em segundo turno, no final de outubro, apoiadores do ex-presidente Bolsonaro demonstram inconformismo com o resultado do pleito e pedem um golpe militar no país, para depor o governo eleito democraticamente.

As manifestações dos últimos meses incluíram acampamentos em diversos quartéis generais do país e culminaram com a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, no último dia

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.