SAÚDE

Vacinação em 11 bairros do Recife neste final de semana

Publicado em: 20/01/2023 16:18 | Atualizado em: 20/01/2023 18:33

Em todos os locais haverá vacinação contra covid-19 e em alguns pontos terá disponibilidade de vacina contra gripe e atualização do cartão de vacinação. (Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife)
Em todos os locais haverá vacinação contra covid-19 e em alguns pontos terá disponibilidade de vacina contra gripe e atualização do cartão de vacinação. (Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife)
A Prefeitura do Recife retoma a vacinação itinerante contra covid-19, influenza e atualização de cartão de vacina nestes sábado (21) e domingo (22). O mutirão vai acontecer em 11 localidades da cidade, disponibilizando o imunizante anticovid para pessoas a partir de cinco anos, sem a necessidade de agendamento. Em alguns locais também terá disponível vacina contra influenza para toda população a partir de seis meses e atualização do cartão de vacina. A programação completa e os horários de cada ação estão listados logo abaixo.

Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação, os comprovantes de vacinação da covid-19 e o cartão SUS (se tiverem esses três últimos). 

A vacina contra covid-19 será aplicada nas crianças entre 5 e 11 anos e também nas pessoas a partir de 12 anos que estão dentro do perfil para receber a primeira dose da vacina, ou aqueles que estão no prazo para a segunda dose, os que estão com doses atrasadas ou que já podem tomar a primeira ou segunda dose de reforço. 

É importante ressaltar que tanto a aplicação da dose de reforço para crianças entre 5 e 11 anos e da segunda dose dos meninos e meninas de 3 e 4 anos está sendo realizada exclusivamente mediante agendamento nos Centros de Vacinação Infantil, que estão instalados nos shoppings Recife, em Boa Viagem; RioMar, no Pina; Boa Vista, na área central da cidade; e Tacaruna, em Santo Amaro. Além do Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, em Casa Forte; Policlínica Clementino Fraga, no Vasco da Gama; Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena; e Centro de Saúde Sebastião Ivo Rabelo, no Ibura. Os horários de funcionamento de cada um podem ser conferidos neste link: https://bit.ly/3tVdGkk. 

Durante o mutirão, podem receber a primeira dose de reforço (terceira dose) as pessoas a partir de 12 anos que tomaram a segunda dose há, pelo menos, quatro meses. Já aquelas com 40 anos ou mais, imunossuprimidas, com o Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou maior a 40 e os trabalhadores da saúde também podem receber a segunda dose de reforço (quarta dose). 

Os idosos com mais de 80 anos também podem receber a dose de reforço adicional (quinta dose). O imunizante pode ser aplicado naqueles que tenham recebido a segunda dose de reforço (4ª dose) há, pelo menos, quatro meses.  

Nos pontos onde houver disponibilidade de vacina contra influenza, os profissionais da Secretaria de Saúde municipal vão aplicar o imunizante em pessoas a partir dos seis meses. 

Os menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis no momento da vacinação. Também precisam apresentar documento oficial da criança, documento oficial com foto que comprove filiação/responsabilidade, além de comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável. Caso não possua e também não tenha o certificado de domicílio eleitoral, é possível utilizar uma autodeclaração de moradia, elaborada especificamente para estas ações. 

Confira a programação completa:

SÁBADO (21)

- Mercado de São José (8h às 16h): Praça Dom Vital, São José - neste local, será realizada vacinação contra a covid-19 para pessoas a partir de 12 anos.
- Feira Nova de Água Fria (8h às 17h): Av. Beberibe, 1984, Água Fria - neste local, será realizada vacinação contra a covid-19 para pessoas a partir de 5 anos e atualização de cartão de vacina.

- Igreja Batista de Dois Irmãos (9h às 15h): Rua Sítio Braz, S/N, Dois Irmãos - neste local, será realizada vacinação contra a covid-19 para pessoas a partir de 5 anos e contra gripe para toda a população a partir de 6 meses.

- Campinho Vila Arraes (8h às 15h): Av. 15 de novembro, 302-305, Várzea - neste local, será realizada vacinação contra a covid-19 para pessoas a partir de 5 anos e atualização de cartão de vacina para gestantes e também menores de 14 anos.

- Alto do Cruzeiro (8h às 15h): Rua Francisco Passos, 270, Alto do Cruzeiro - neste local, será realizada vacinação contra a covid-19 para pessoas a partir de 5 anos e contra gripe para toda a população a partir de 6 meses.

- Praça Cristo Rei (8h às 13h): Rua Joanésia, S/N, UR-2/Cohab (em frente à Escola Estadual Padre Lebret - neste local, será realizada vacinação contra a covid-19 para pessoas a partir de 5 anos

DOMINGO (22)

- Mercado da Encruzilhada (8h às 17h): Rua Dr. José Maria, 2-200, Encruzilhada - neste local, será realizada vacinação contra a covid-19 para pessoas a partir de 5 anos e atualização de cartão de vacina.

- Ferreira Costa (9h às 17h): Rua Cônego Barata, s/n, Tamarineira - neste local, será realizada vacinação contra a covid-19 para pessoas a partir de 12 anos e influenza para toda população a partir de seis meses.

- Comunidade Roda de Fogo (8h às 16h): Av. Bicentenário da Revolução Francesa, S/N, Torrões -  neste local, será realizada vacinação contra a covid-19 para pessoas a partir de 5 anos e atualização de cartão de vacina para gestantes e também menores de 14 anos.

- Clube de Mães dos Moradores do Alto do Refúgio (8h às 15h): Rua Alto do Refúgio, 468, Alto do Refúgio (próximo ao terminal de ônibus) - neste local, será realizada vacinação contra a covid-19 para pessoas a partir de 12 anos e influenza para toda população a partir de seis meses.

- USF Lagoa Encantada (8h às 15h): Av. Benigno Jordão de Vasconcelos, S/N, Cohab - neste local, será realizada vacinação contra a covid-19 para pessoas a partir de 12 anos e influenza para toda população a partir de seis meses.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.