DIVERSÃO

Jardim Botânico e Econúcleo Jaqueira têm programação gratuitas de férias

Publicado em: 19/01/2023 10:31

Caminhada ecológica, oficinas e contação de histórias estão na programação (Wagner Ramos/PCR)
Caminhada ecológica, oficinas e contação de histórias estão na programação (Wagner Ramos/PCR)
Com a chegada das férias, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), montou uma programação diversificada para toda a família, com foco na educação ambiental. As atividades, gratuitas, acontecem no Jardim Botânico do Recife e no Econúcleo do Parque da Jaqueira e contam com oficinas, caminhadas, trilhas, brincadeiras e jogos ambientais. 

Com o intuito de gerar uma aproximação entre o visitante e a natureza, as atividades desenvolvidas nos espaços terão cunho pedagógico e ambiental, buscando conscientizar os pequenos a respeito da importância em cuidar e preservar o verde, de forma lúdica e criativa, proporcionando dias de muito lazer e recreação.

Nesta sexta-feira (20), quem escolher visitar o Jardim Botânico poderá participar da Oficina de Sementes, às 10h e 14h, que terá como ponto central estimular cada participante ao contato com a terra, sementes e mudas. Já no sábado (21), às 10h, a  diversão ficará por conta da caminhada ecológica com plantas invasoras com foco nas coleções científicas do Jardim Botânico, e que visa trazer reflexão e visibilidade para o tema. Para encerrar o final de semana, os visitantes poderão participar no domingo (22) da caminhada ecológica com foco nas características e curiosidades do sagui.

A programação do Econúcleo Jaqueira também está repleta de diversão. A manhã da sexta-feira (20) começa com a oficina de Karol Chié, às 09h30, que vai realizar uma exposição sobre compostagem domiciliar, com foco em boas práticas e educação ambiental, separação de resíduos e produção e montagem de mudas de ervas medicinais.
 
À tarde, acontecerá o jogo educação e saúde do DS3.  No sábado (21), a imaginação vai tomar conta do espaço com contações de histórias. Ambas atividades têm o intuito de alertar sobre a poluição das águas e seus malefícios ao meio ambiente, além de educar sobre o descarte adequado dos resíduos. O domingo (22) também terá contação de história.

Durante toda a permanência nos locais, as crianças devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis. As inscrições para as atividades são gratuitas e devem ser feitas a partir das 9h. O limite de participantes varia de acordo com cada atividade. O JBR funciona de terça a domingo, das 9h às 15h. Já o Econúcleo Jaqueira abre as suas portas de quinta a domingo, das 9h às 16h.

Programação do Jardim Botânico do Recife

Sexta-feira (20)

Oficina de Sementes
Inscrições: 9h/13h30
Atividades: 10h/14h 
Número de pessoas: 30 (com idade de seis a 12 anos)

Sábado (21)

Caminhada Ecológica
Inscrições: 9h
Atividades: 10h
Número de pessoas: 30 (com idade a partir dos cinco anos)
 
Domingo (22)
Caminhada ecológica
Inscrições: 9h
Atividades: 10h
Número de pessoas: 30 (com idade a partir dos cinco anos)

Programação do Econúcleo Jaqueira
 
Sexta-feira (20)

Oficina de Karol Chié, às 9h30
Educação e Saúde do DS3, às 14h

Sábado (21)
 
Contação da história "Pedrinho e o barco", às 9h30
Contação da história "O morcego e a cabaça", às 14h

Domingo (22)
Contação da história "A lenda da Vitória Régia", às 9h30
Contação da história "O jardim das cores", às 14h




COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.