FUP

Federação Única dos Petroleiros critica privatização da Petrobras

Publicado em: 24/01/2023 14:26

 (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
A Federação Única dos Petroleiros (FUP) divulgou na manhã desta terça-feira (24) uma nota sobre o reajuste da gasolina anunciado pela gestão da Petrobras. A federação destacou que o reajuste é causada pela área comercial da estatal, e criticou a continuidade da privatização de ações da companhia. 

"O reajuste dos preços dos combustíveis é uma iniciativa da área comercial da Petrobrás que tem que ser aprovado pelo presidente da empresa, em conjunto com o diretor de investimentos e o diretor do refino. O fato é que, assim como a gestão bolsonarista da empresa continua com as negociações para privatização de mais ativos da companhia, com a distribuição abusiva de mega dividendos para acionistas, também continua definindo os preços dos combustíveis no Brasil.", afirma a nota. 

A FUP encaminhou ofícios ao chefe da Casa Civil, Rui Costa, e ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, com pedido para que o governo negocie com a Petrobras a suspensão e reavaliação de processos de venda de ativos em andamento.

A Federação levantou também que Jean Paul Prates, indicação do presidente Lula (PT) para a presidência da Petrobras ainda não assumiu o comando da empresa, e que "ele não teve qualquer participação nesse processo", afirma. 

"O mercado e a Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis) diziam que a defasagem da gasolina era de 14% e do diesel 9%. Agora que passaram as eleições, estão buscando tirar essa defasagem, devido à pressão dos acionistas minoritários, e colocar a culpa no novo governo, que ainda não conseguiu assumir a gestão da Petrobrás como acionista majoritário e controlador que é.", conclui a nota. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.