MESA DIRETORA

Desistência de Antônio Moraes (PP) dará vitória tranquila a Alvaro Porto (PSDB) na Alepe

Publicado em: 29/01/2023 16:44 | Atualizado em: 29/01/2023 16:59

 (Foto: Roberto Soares/Alepe)
Foto: Roberto Soares/Alepe

Faltando três dias para as eleições da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a Casa já dá sinais de que possui um vencedor na disputa pela presidência. Isso porque nos bastidores do Legislativo estadual corre a informação de que o deputado Antônio Moraes (PP) desistiu da vaga, abrindo alas para o deputado Álvaro Porto (PSDB). Já que os dois parlamentares eram os únicos nomes na disputa pela presidência da Alepe, a saída do progressista dá a vitória ao tucano, que nos próximos dias deve receber o apoio do PP, como informou uma fonte ao Diario.

 

"Ainda não houve o comunicado, mas acredito que isso ocorra ainda hoje ou amanhã", adiantou uma fonte em reserva sobre a desistência do deputado Antônio Moraes pela candidatura de presidente da Casa de Joaquim Nabuco. "Tenho a informação de que o PP deve, talvez, anunciar apoio a Álvaro Porto", completou. As eleições para a mesa diretora ocorrem no próximo dia 1º de fevereiro, quando os deputados eleitos e reeleitos tomam posse, sendo dada início a 20ª legislatura da Casa.

 

Dos 49 deputados estaduais que integram a Alepe, o tucano Álvaro Porto já conta com o apoio de praticamente 35 parlamentares, robustez que será ampliada com o provável apoio do PP, segunda maior bancada da Alepe, com oito deputados eleitos, atrás apenas do PSB, com 14.

Outro cargo que também é motivo de disputa acirrada na casa é a Primeira-secretaria, que tem como preferido o deputado Gustavo Gouveia (Solidariedade), que assim como Porto, tem recebido apoios estratégicos na Casa, como dos partidos PSB, PT, PV, Republicanos, PL, que apoiam as candidaturas de Gouveia e Álvaro Porto.

 

Além desses, outros cargos que estarão em disputa na próxima quarta-feira serão: o 1º e 2º vice-presidente, bem como a 2ª, 3ª e 4ª secretarias.

 

A reportagem tentou contato com o deputado Antônio Moraes e sua assessoria mas não obteve respostas. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.