REDE SOCIAL

Comissão Europeia ameaça proibir plataforma Tik Tok

Publicado em: 20/01/2023 13:54

 (Foto: Pixabay
)
Foto: Pixabay
Em reunião remota entre o comissário para o mercado interno da Comissão Europeia (CE), Thierry Breton, e conselheiro do TikTok, Shou Zi Chew, o representante da CE advertiu que a plataforma pode ser proibida na União Europeia se os responsáveis pela rede social não evitarem que menores de idade tenham acesso a vídeos considerados "potencialmente mortais".

Segundo divulgado pelo gabinete do comissário da CE, Breton disse a Chew que é preciso haver mais cuidados para com o público jovem que utiliza essa rede social. “Não é aceitável que por detrás de um ambiente aparentemente divertido e inofensivo os usuários possam acessar facilmente a conteúdos perigosos”, afirmou Thierry Breton.
 
O comissário europeu ainda apelou a Chew que respeite a normativa europeia de proteção de dados, que com a nova lei de serviços digitais as grandes plataformas deverão cumprir, o mais tardar, até 1 de setembro deste ano. Com esta norma aprovada pelo bloco, as plataformas serão obrigadas a remover todo o conteúdo ilegal e melhorar a transparência relativa ao funcionamento dos algoritmos que determinam o que os utilizadores podem ver na internet. Caso não sejam devidamente cumpridas as regras, a CE poderá aplicar multas com um valor equivalente a 6% do faturamento global dessas plataformas e, inclusive, proibir ainda a sua permanência no seu mercado. "Não hesitaremos em aplicar estas sanções se as nossas auditorias não demonstrarem um cumprimento total da lei. E esperamos que seja aplicada a diretiva muito antes do prazo determinado", indicou Breton.

Nos Estados Unidos, o Congresso norte-americano já proibiu os legisladores e os seus funcionários de instalarem o aplicativo TikTok em seus telefones oficiais. A controvérsia nos EUA sobre o uso da plataforma chinesa cresceu após ter sido revelado que a ByteDance, empresa proprietária do TikTok, usou a rede social para monitorizar a localização física dos jornalistas através dos seus endereços de IP.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.