CARNAVAL

Alegria e diversão nas ladeiras de Olinda marcam prévias neste fim de semana

Publicado em: 20/01/2023 15:14 | Atualizado em: 20/01/2023 18:34

 (Foto: Sandro Barros)
Foto: Sandro Barros
Faltando 28 dias para abertura do Carnaval 2023 em Olinda, as prévias no Sítio Histórico seguem animando moradores, foliões e turistas, aquecendo os tambores, baterias, o comércio e serviços da cidade. 
 
É o tempo de ajustes dos maracatus, afoxés, grupos percussivos, blocos e troças para a festa mais democrática do mundo. Para garantir o bem-estar dos foliões e artistas, a Prefeitura de Olinda, por meio das secretarias de Cultura, Mobilidade, Saúde, Controle Urbano, Guarda Municipal e Desenvolvimento Social, segue com serviços de ordenamento reforçados durante as prévias deste fim de semana. 
 
Confira abaixo a programação cultural e os serviços realizados pela Prefeitura neste sábado (21) e domingo (22) de prévias. 
 
Secretaria de Saúde de Olinda 
 
A Policlínica Barros Barreto, no Carmo, vai realizar atendimentos gratuitos aos domingos através de um posto especial de atendimento médico. O serviço pioneiro vai operar aos domingos, das 14h às 20h. A iniciativa fará o acolhimento de baixo risco aos foliões e, nos casos mais graves, prestar encaminhamento para os hospitais de referência.
 
O atendimento será realizado por uma equipe de profissionais qualificados, composta por médico, corpo de enfermagem e administrativo, bem como uma viatura do SAMU para remoção de pacientes. O posto terá todo o suporte de equipamentos para atendimentos de urgência.
 
Outro serviço de saúde será realizado em parceria com o Governo do Estado, a saúde de Olinda irá ofertar aos foliões o serviço gratuito de Testagem Rápida (HIV/Sífilis), além da distribuição de preservativos. Um ônibus estará estacionado em frente ao prédio da Prefeitura, na Rua de São Pedro, a partir das 14h. Além disso, a Vigilância Sanitária de Olinda vai intensificar a fiscalização de venda de alimentos. 
 
Secretaria de Mobilidade Urbana
 
A partir das 14h haverá controle de acesso em cinco pontos da Sítio Histórico, são eles: Ladeira da Sé, Rua 13 de Maio com a Rua Henrique Dias, Ladeira da Misericórdia, Rua do Bonfim com a Avenida Liberdade e 27 de Janeiro, além do reforço na fiscalização entre a Rua do Sol e Sigismundo Gonçalves. No mesmo horário será desativada a ciclofaixa, para evitar retenção para quem está chegando na cidade.
 
Um drone para monitorar veículos estacionados de forma irregular, atrapalhando a passagem dos blocos e de pessoas. As imagens serão compartilhadas com as demais secretarias visando ampliar a assertividade das ações, durante o período de realização da festa.
 
Controle Urbano 
 
Mais de 100 profissionais, entre agentes, fiscais, e defesa civil estarão atuando no reforço para controle para troca de garrafas de vidro por recipientes descartáveis, orientações aos ambulantes. Para evitar acidentes com objetos perfurocortantes, está vetada a entrada de garrafas de vidro por parte dos foliões, bem como a venda proibida pelos comerciantes com estabelecimentos fixos e ambulantes. 
 
Neste fim de semana o controle urbano terá à disposição 1.300 garrafas plásticas e mil copos descartáveis para troca de garrafas de vidro. Sete pontos de trocas de garrafa de vidro por plástico estarão disponíveis nos acessos ao Sítio Histórico, são eles: sede da Prefeitura com a Rua 15 de novembro, Rua Bispo Coutinho com a São Francisco, Rua Treze de Maio com a Rua da Boa Hora, Rua do Amparo com a Rua da Bica, Avenida Liberdade com a Praça João Alfredo (Cais Bar), Largo do Amparo com a rua do Amparo e início da Avenida Liberdade com a Rua do Bonfim.
 
Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos 
 
Profissionais da secretaria e conselheiros tutelares irão intensificar a fiscalização de trabalho infantil, vulnerabilidade social e consumo de álcool por crianças e adolescentes. 
 
A novidade da pasta neste fim de semana é que para as crianças que precisarem de proteção neste contexto contarão com um espaço de acolhimento para os menores na Biblioteca Pública de Olinda, localizada na Avenida Liberdade, 100. Estarão atuando profissionais com ações preventivas de combate ao trabalho infantil, vulrabilidade social e junto com o conselho tutelar do município.
 
Escola Livre Redução de Danos - Fique Suave
 
Um espaço de acolhimento promovido pela Sociedade Civil oferecerá ações preventivas realizadas por redutores de danos, visando a distribuição de kits de redução, informativos, com orientações, terapias integrativas, e no local será possível tomar banho. 
 
O espaço fica na Rua 13 de Maio, nº 99, e será aberto de sábado a terça-feira, das 9h às 18h. Na prática, as pessoas que precisarem ou que precisem de ajuda, podem ir ao local. 
 
Após chegar no local, as pessoas serão acolhidas e encaminhadas para os serviços indicados para cada caso. O local conta com uma equipe de 50 pessoas. Para mais informações no número 81 99740.3512, falar com Ingrid Farias (co-fundadora do espaço).
 
Banheiros
 
A gestão está disponibilizando 54 cabines de banheiros químicos nos principais locais de concentração de foliões durante as prévias. Os sanitários estarão distribuídos no Carmo, ao lado Correios (próximo a parada de ônibus), Fortim do Queijo, rua Porto Seguro (ao lado da Venda de Seu Biu), Praça do Carmo (dentro da praça), Ribeira (no beco em frente ao Mercado), Largo do Amparo (ao lado da igreja) e no Alto da Sé em dois locais, (na subida da ladeira da Sé e no estacionamento da Academia Santa Gertrudes).

Confira a programação cultural das prévias deste fim de semana. 21 e 22, no Sítio Histórico de Olinda

SÁBADO 21 DE JANEIRO
 
Ensaio e Oficina - Ponto de Cultura Bata kossô, na rua do Piza, Santa Tereza, às 16h
Ensaio - Bloco Alafiá Mercado da Ribeira, na Praça Laura Nigro às 19h 
Ensaio - Afoxé Oyá Alaxé, no Mercado da Ribeira às 15h
Cortejo - Maracatu Nação Maracambuco, concentração no Mercado Ribeira às 16h 
Cortejo - Os Serrotes, concentração no Manny Deck, às 17h
Cortejo - TCM Se Eu Flopar Me Beija Sede, concentração no Preto Velho (Alto Da Sé), às 14h
Cortejo - Bloco Tô A Toa Sede, concentração na sede Afoxé Alafin Oyó (Rua Do Sol, N° 284, às 13h
Ensaio - Baquetando Bloco Percussivo, concentração na Praça Maxambomba, às 15h
Ensaio - Clube Carnavalesco Marim dos Caetés, na Orquestra Henrique Dias, às 15h

DOMINGO 22 DE JANEIRO
 
Cortejo - Gang 90 Espaço, no Multicultural Sombatuki, às 12h 
Evento - Tcm John Travolta, no Clube Atlântico De Olinda, às 12h 
Cortejo - T.C.M John Travolta, Concentração No Clube Atlântico De Olinda, Às 18h
Cortejo - Grupo Percussivo Kangoma, concentração em Frente a Prefeitura de Olinda, às 15h30
Cortejo -  Grupo Batadoní, concentração na esquina da Praça da Abolição, às 15h30
Cortejo - Pitombeira, concentração na sede da Pitombeira (Rua 27 De Janeiro), às 14h 
Cortejo - Tcm Os Gaiatos, concentração Rua do Sol, às 14h
Ensaio - Maracatu Atômico, no bairro do Umuarama, Bar Do Seu Nivaldo, às 14h 
Ensaio - Grupo Tambores D`Saia na Praça Maxambomba, 15h 
Ensaio - Fábrica De Samba Praça, em frente à Prefeitura De Olinda, às 14h 
Ensaio - Grêmio Recreativo Escola De Samba D'breck, na Praça Do Baobá (Em Frente Ao Fortim Do Queijo), às 15h
Ensaio - Sambadeiras, no Centro De Cultura Luiz Freire, às 14h 
Ensaio - Sombatuki, na rua rua Treze De Maio, 117, Varadouro, às 12h

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.