MUNDO
AIEA decide manter inspetores permanentes nas usinas nucleares da Ucrânia
Publicado em: 19/01/2023 15:09
![]() | |
Crédito: Reprodução/Lusa |
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) informou que enquanto continuar a guerra terá inspetores em todas as centrais nucleares da Ucrânia, para reduzir o risco de ocorrer acidentes graves. A AIEA já marca presença permanente na maior usina nuclear ucraniana e da Europa, em Zaporíjia, que sofreu bombardeios e se encontra até o momento sob controle de tropas russas.
De acordo com o diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, os técnicos da agência nuclear das Nações Unidas também irão permanecer em Chernobil onde, em 1986, houve o mais grave acidente nuclear da história. "Kiev pediu a instalação destas missões porque simplesmente há ataques contra elas e queremos evitar acidentes nucleares, por isso recorremos à AIEA para segurança e proteção. Haverá duas bandeiras em todas as instalações nucleares da Ucrânia, uma da Ucrânia e a segunda da agência nuclear internacional", disse o primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal. Grossi ainda acrescentou que as bandeiras da AIEA hasteadas na Ucrânia não são apenas simbólicas, mas refletem e significam a presença de alguns dos mais renomados especialistas em segurança e proteção que fornecerão conselhos e suporte técnico.
O apoio da AIEA à Ucrânia acontece logo após o ataque de míssil russo no último fim de semana contra um prédio de apartamentos na cidade de Dnipro, no sudeste do país, que matou 45 civis, além da queda de um helicóptero em um jardim de infância na região de Kiev, que vitimou o ministro do Interior ucraniano, num total de 14 mortos. Segundo Grossi, os funcionários permanecerão nas instalações pelo tempo que forem solicitados pelo governo da Ucrânia.
Além disso, Shmygal apelou à agência nuclear que aplique sanções contra a Rússia e interrompa qualquer modo de cooperação nuclear com Moscou. No entanto, Grossi sublinhou que tal medida compete aos Estados-membros das Nações Unidas.