DOAÇÃO

Abertura da campanha de doação de sangue para o carnaval do Hemope será no Shopping Patteo

Publicado em: 23/01/2023 15:40

Os olindenses poderão doar sangue na campanha de coleta externa do hemocentro. (Miva Filho/SES)
Os olindenses poderão doar sangue na campanha de coleta externa do hemocentro. (Miva Filho/SES)
Com o mote “É carnaval: A alegria voltou! E a festa começa com sua doação”, a Fundação Hemope, em parceria com a Prefeitura de Olinda, o Shopping Patteo e a Uninassau, está convocando a população para reforçar o estoque estratégico de sangue durante o período carnavalesco, que, neste ano, terá a sua abertura na área externa do Shopping Patteo, na cidade de Olinda, a partir do dia 24 de janeiro, às 9h. Além disso, no piso L4 do próprio shopping, nos dia 24 e 25, os olindenses poderão doar sangue na campanha de coleta externa do hemocentro.

 Para divulgar a ação, a instituição lançou uma campanha publicitária que reúne cartazes e folhetos. Estarão presentes o cantor e compositor Getúlio Cavalcanti, os blocos líricos carnavalescos  “O Bonde” e “Damas e Valetes”, além da troça carnavalesca Pitombeira dos Quatro Cantos. A ideia é recepcionar os doadores ao ritmo do frevo e da alegria do carnaval pernambucano.

A expectativa é aumentar o número de doações em cerca de 30%, isto é, em torno de 100 bolsas de sangue a mais por dia, garantindo, assim, estoque de sangue para atender a demanda transfusional das Unidades Hospitalares. “Contamos com a solidariedade do povo pernambucano, pois neste período o estado recebe muitos turistas, o que aumenta consideravelmente o quantitativo de foliões nas ruas”, pontuou a diretora de hemoterapia do Hemope, Anna Fausta.

COMO DOAR?

Se você está em boas condições de saúde; Ter entre 16 e 69 anos (neste último caso, desde que tenha começado a doar antes dos 60 anos no Hemope. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais); Pesar mais de 50kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado e portando documento original, com foto, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade; Carteira Nacional de Habilitação; Cartão de Identidade de Profissional Liberal; e Carteira de Trabalho e Previdência Social). Lembrando que, para acessar as dependências do Hemope, é necessário usar máscara.
Tags: saúde | sangue | doação |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.