A AGONIA DO NÃO

Jornalista Lorena Aquino escreve livro sobre o fim de um relacionamento

Publicado em: 18/04/2022 12:31

 (Foto: Ashlley Melo/Divulgação)
Foto: Ashlley Melo/Divulgação
Quantos dias são necessários para superar o fim de um relacionamento? Todos têm memórias de coisas que ficaram por dizer durante o processo do fim. Nem sempre tem chance de tentar de novo, de explicar mais uma vez, de usar o décimo oitavo jeito diferente de dizer que ama.  Na obra "A agonia do não dito" (Editora Viseu, R$ 36,90), Lorena Aquino convida o leitor a refletir sobre essas e outras questões que são apresentadas após o fim de um relacionamento. 

A coletânea com 22  textos é repleta de sentimentos e reflexões. Foi produzida ao longo de um ano em que a escritora enfrentou o fim de um relacionamento, durante a fase de isolamento mais severa da pandemia de Covid-19. 

"A dor não vai embora sozinha, ela precisa ser posta à mesa. Alguns desenham, outros compõem, outros se mordem por sentimentos diversos. Outros escrevem. A agonia do não dito é sobre isso: o frio na barriga que dá quando uma pessoa não está mais disponível a ouvir o que a outra precisa externar", explica Lorena Aquino.

É fácil se identificar com o que está posto no papel. A leitura é rápida e leve mas, às vezes, propositalmente ambígua. O leitor se sente em dúvida tanto quanto a narradora, e dá pra sentir a angústia dos momentos de indecisão.

Escrever "A agonia do não dito", para Lorena, foi uma forma de processar uma série de sentimentos que não puderam ser expressados, compartilhados, desde a sensação de que tem algo errado até o final propriamente dito. "Foi tudo muito intenso. Em certo momento achei que a jornada seria pesada demais, porque me fez reviver algo intenso, mas agora fico feliz de ver tanta gente se identificando, sorrindo junto. Faz tudo ser mais leve", afirma a escritora.

A capa e as ilustrações são assinadas pelos designers Gabriela Araújo e Eduardo Souza, e casam com a ideia da autora. "As linhas tortas, imperfeitas e que se expandem em si mesmas; os vazios que interrompem o fluxo linear; a insistência de continuar após o vazio. Foi assim que eu e Eduardo projetamos a capa", explica Gabriela em seu Instagram. 

O livro físico está à venda no site da editora Viseu. Já a versão e-book pode ser encontrada em lojas como Amazon, Submarino, Magazine Luiza, FNAC e Barnes and Noble.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários