LITERATURA

Livro traz bastidores inéditos de aquisições de startups por grandes empresas

Publicado em: 21/09/2021 19:25

 (Fotos: João Cristofolini (Mauro Molina) e Eduardo Cosomano (Thiago Bauermann))
Fotos: João Cristofolini (Mauro Molina) e Eduardo Cosomano (Thiago Bauermann)

O Brasil e o mundo estão vivendo uma revolução tecnológica promovida pelas startups, que têm provocado uma verdadeira corrida entre as grandes empresas para comprá-las em busca de competitividade. Segundo o levantamento Inside Venture Capital, realizado pela Distrito Dataminer 30, no primeiro semestre de 2021, o Brasil registrou 339 fusões e aquisições de startups, um aumento de 121% se comparado ao mesmo período do ano de 2020. Ao menos 69% dessas operações envolveram empresas na fase de early stage (estágio inicial). O mesmo levantamento aponta ainda que startups brasileiras atraíram um valor recorde de US,2 bilhões em investimentos. 

Mas, como e por que essas startups estão fazendo tanto sucesso? Se causam esse impacto no mercado, por que elas mesmas não se bancam, ao invés de precisarem de investimentos milionários? Qual é a vantagem para quem investe? E as grandes empresas, por que não inovam sozinhas, se elas têm capital? Por que uma grande empresa precisa de uma startup e uma startup precisa de uma grande empresa?

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação


Essas e muitas outras perguntas dão corpo ao livro “Saída de Mestre: estratégias para compra e venda de uma startup”, que chega às livrarias e e-commerces de todo o Brasil pela Editora Gente. Assinado em parceria pelo fundador da Pegaki, João Cristofolini, e pelo jornalista especializado em startups e tecnologia e fundador da agência EDB Comunicação, Eduardo Cosomano, o livro conta com prefácio de Camila Farani, um dos tubarões do Programa Shark Tank Brasil e uma das principais investidoras anjo do País. 

Composto a partir de mais de 30 entrevistas, o livro aborda a dificuldade de tirar as ideias do papel e dar tração ao negócio, conseguir investidores, liderar e manter uma boa equipe, conduzir negociações de grandes contratos, reagir em momentos de quase falência até chegar na transação com a Intelipost, com os altos e baixos da trajetória da Pegaki, uma das primeiras empresas do Brasil que captaram via equity crowdfunding que deram retorno aos investidores. Além disso, a obra também direciona o olhar para o cenário macro de inovação tecnológica e traz a perspectiva de fundadores de startups.

Serviço:
Livro:  “Saída de Mestre: estratégias para compra e venda de uma startup” (Editora Gente)
Autores: João Cristofolini & Eduardo Cosomano 
Prefácio: Camila Farani
R$: Pré-lançamento pelo site www.saidademestre.com.br 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.