ABALO SÍSMICO

Dois tremores de terra foram sentidos por moradores de Caruaru

Publicado em: 22/09/2021 14:36 | Atualizado em: 22/09/2021 15:33

 (Foto: Janaína Pepeu/Prefeitura de Caruaru/Divulgação)
Foto: Janaína Pepeu/Prefeitura de Caruaru/Divulgação
Mais dois tremores de terra foram registrados pelo Laboratório Sismológico da UFRN em menos de uma semana em Pernambuco, desta vez, foi em Caruaru, no Agreste. Os abalos ocorreram na madrugada de terça-feira (21), sendo o primeiro de magnitude preliminar inferior a 1.0 mR, às 23h41; e o segundo, de magnitude preliminar 1.9 mR, às 23h48. Nas redes sociais, moradores da região comentaram sobre os tremores sentidos.

O último evento registrado em Caruaru foi no dia 10 de setembro, às 22h09, de magnitude preliminar 1.7 mR. Também foi registrado um abalo sísmico na região no dia 21 de julho deste ano, com magnitude preliminar de 1.5 mR. O tremor também foi sentido por moradores do local. Por estar entre 1 e 3 da Escala Richter, os tremores registrados são considerados de baixa magnitude.

O professor do Colégio de Aplicação da UFPE, Edmário Menezes, explicou Caruaru registra tremores pela sua estrutura geológica desde sempre. "A região abarcada por Caruaru apresenta pequenos tremores desde o século 19, os quais estão relacionados a compressão da estrutura geológica. Essa dinâmica litológica promoveu fissuras longas e profundas, as quais dissipam a energia compressiva. Dentre essas, a mais relevante é denominada de Lineamento Pernambuco".

O Laboratório Sismológico segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica que ocorra no estado de Pernambuco e também na região Nordeste do país.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.