DECISÃO

Anvisa aprova uso emergencial das vacinas Coronavac e AstraZeneca

Publicado em: 17/01/2021 14:58 | Atualizado em: 17/01/2021 15:49

 (Foto: AFP)
Foto: AFP
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou na tarde deste domingo (17) a liberação do uso emergencial no Brasil das vacinas contra a Covid-19 CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, e AstraZeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com a Universidade de Oxford, na Inglaterra. Os dois imunizantes são os primeiros aprovados para uso no Brasil. 
 
Todos os cinco diretores da Anvisa se pronunciaram a favor de autorizar as vacinas, abrindo a porta para que o Brasil inicie sua campanha de vacinação com a CoronaVac (produzida pela empresa chinesa Sinovac em associação com o Instituto Butantan), a única das duas vacinas que já está disponível em território nacional. O Ministério de Saúde espera começar a vacinar ainda nesta semana.

Na reunião de hoje, que durou mais de 5 horas, antes do voto da diretoria, houve o parecer favorável da área técnica da Anvisa. "Tendo em vista o cenário da pandemia, o aumento do número de casos e a ausência de alternativas terapêuticas, a gerência-geral de medicamentos da Anvisa recomenda a aprovação do uso emergencial da vacina CoronaVac", afirmou o gerente-geral de medicamentos e produtos biológicos, Gustavo Mendes.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Mais lidas

Últimas