PALESTRA

Fundaj e APL realizam palestra online sobre Clarice Lispector

Publicado em: 29/09/2020 11:04

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
 
Em continuação do projeto Celebração da Memória, uma parceria entre Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e a Academia Pernambucana de Letras (APL), a escritora Luzilá Gonçalves comenta a literatura de Clarice Lispector, que neste ano completaria 100 anos. A palestra será nesta quarta (30), às 17h, no Youtube da Fundaj. Outros escritores como João de Cabral Melo Neto e Gilberto Freyre serão temas da série. 
 
Natural da Ucrânia, Clarice Lispector migrou com a família para o Nordeste brasileiro, em 1922, ainda menina. Filha de família judaica que fugia da perseguição iniciada ainda na Primeira Guerra Mundial. "Naquela terra eu literalmente nunca pisei: fui carregada de colo", disse, ao reconhecer o Brasil como sua pátria. "Homenageamos Clarice para assegurar um direito dela, que nunca esqueceu o Recife tão mencionado em suas crônicas. De escrita singular, permanece pungente. Ainda mais neste ano, em que comemoramos seu centenário de nascimento", celebra o presidente da Fundaj, Antônio Campos.
 
Com dezenas de títulos publicados, como Muito Além do Corpo (1988) e A Cabra Sonhadora (2012), Luzilá lembra que a primeira vez que ouviu falar sobre a literatura de Lispector foi em 1944, na extinta Folha da Manhã. Um ano após o lançamento de Perto do Coração Selvagem (1943), o crítico literário Antonio Candido a reconheceu como "uma tentativa de renovação". "Fiquei curiosa! Quem era essa pessoa tida como um acontecimento na literatura brasileira?", conta Luzilá. "Eu era apaixonada por Katherine Mansfield e por Virginia Woolf. Reconheci em Clarice aquele fluxo da consciência, dos gestos não explicados, do ministério das relações humanas."
 
Longe das coincidências, em certo momento a própria Clarice se reconheceu nas referências de Luzilá. "Mas essa mulher sou eu", teria dito ao ler Mansfield. Por isso, o fenômeno de uma literatura tida "feminina" motivou a ocupante da cadeira 31, da APL, a se aprofundar na temática, sobre a qual é hoje uma das referências no Brasil. Sobretudo, na Literatura Escrita por Mulheres e na Imprensa Feminina em Pernambuco. Natural do município de Garanhuns, a acadêmica veio ainda menina viver no Recife. Assim, como Lispector. Por isso, assegura que outro aspecto que não ficará de fora será "o Recife de Clarice".
 
Serviço
Clarice Lispector, por Luzilá Gonçalves Ferreira
Quando: Quarta-feira (30), às 17h
 
Programação:
7 de outubro
A poesia de Joaquim Cardozo
Palestra proferida pelo acadêmico José Mário Rodrigues

21 de outubro
João Cabral de Melo Neto, centenário de nascimento
Palestra proferida pelo acadêmico Alvacir Raposo

28 de outubro
Narrativas da memória
Palestra proferida pelos acadêmicos José Luis da Motta Menezes e Lucilo Varejão

4 de novembro
Gilberto Freyre
Palestra proferida pela acadêmica Lectícia Cavalcanti

11 de novembro
Três homens chamados João e os 90 anos da Revolução de 30
Palestra proferida pela acadêmica Ana Maria César

18 de novembro
Lourenço Barbosa – Capiba
Palestra/recital proferida pela acadêmica Elyana Caldas Silveira


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.