coronavirus

Após Bolsonaro incentivar o fim do isolamento, avenidas do Recife registram aumento de fluxo

Publicado em: 27/03/2020 23:28 | Atualizado em: 27/03/2020 23:39

 (Foto: Hesíodo Goes/Esp. DP)
Foto: Hesíodo Goes/Esp. DP

As ruas do Recife passaram a registrar um movimento maior nos últimos dias, especialmente ontem. O fenômeno também foi percebido em outras capitais do Nordeste, como Natal, sobretudo em estados que anunciaram reabertura do comércio, como Santa Catarina e Mato Grosso. Na terça-feira, o presidente Jair Bolsonaro orientou a população a voltar à normalidade e seguiu reforçando sua mensagem. Ele defende que o isolamento deve ser deixado apenas para pessoas com mais de 60 anos e para os que constituem o grupo de risco, e pontua ainda, que os meios de comunicação espalharam "pavor".

A opinião do presidente contraria as recomendações divulgadas pelo Ministério da Saúde desde os primeiros registros da pandemia no país, de que, independentemente da idade, a população deveria evitar sair de casa para diminuir os riscos de contrair o novo coronavírus. Na Itália, que já contabilizou mais de nove mil mortes, o prefeito de Milão – cidade que concentra aproximadamente metade dos casos fatais - admitiu que foi um erro não ordenar a quarentena mais cedo.

Em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, a tarde desta sexta (27) foi marcada por um aumento nítido no número de pessoas praticando exercícios físicos, a maioria delas realizando caminhadas, corridas e andando de bicicleta, como uma tarde de domingo normal. Algumas pessoas, apesar da proximidade entre elas, usavam máscaras na tentativa de se proteger durante as atividades. Com cones, cordas e obstáculos, um grupo fazia aulas de funcional no fim da tarde em frente ao Cais José Estelita, no Pina, ignorando as recomendações de isolamento social indicada pela Prefeitura do Recife e pelo Governo de Pernambuco.

O órgão municipal, mantém, ainda, entre as medidas do Plano Municipal de Contingenciamento da Covid-19, a suspensão de atividades em espaços públicos de prática de exercícios físicos. Na Avenida Agamenon Magalhães, área central da cidade, foi visível o aumento do fluxo de carros, principalmente na via que segue sentido Olinda, registrando o retorno para casa de quem trabalha na cidade vizinha.

Em uma das principais lanchonetes da avenida, situada ao lado do Clube Português, havia intensa fila no drive-thru e muitos carros estacionados. A estação de BRT no canteiro central da Praça do Derby estava cheia no início da noite desta sexta, com pessoas aglomerados na espera da sua linha no transporte coletivo. No geral, a região registrou um movimento semelhante a um sábado à noite comum, mesmo com restaurantes, bares e comércio fechado por determinação do Governo de Pernambuco.

Para monitorar a efetividade do isolamento domiciliar, a Prefeitura do Recife usando uma ferramenta para saber se orientação de ficar em casa está sendo seguida e onde é necessário aplicar novas ações para que mais pessoas estejam protegidas em suas casas. Mesmo com a recomendação do Presidente da República, o governo estadual também mantém suspenso o funcionamento das escolas, universidades, comércio e restaurantes por tempo indeterminado, além de recomendar o que a população siga no resguardado em suas casas.

Ao lado dos oito governadores do Nordeste, Câmara assinou uma carta aberta de "profunda indignação" com a postura do governo federal quanto às ações para conter a pandemia da Covid-19. De acordo com os líderes, com essa postura, a União contraria a orientação de entidades, que indicam o isolamento social como melhor forma de conter a doença e promove campanhas contra a quarentena. “Este tipo de iniciativa representa um verdadeiro atentado à vida”, diz os governadores em carta lançada após reunião por videoconferência desta sexta.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.