Educação

UFPE realiza colação de grau da primeira turma de medicina do campus Agreste

Publicado em: 23/01/2020 19:19 | Atualizado em: 23/01/2020 19:21

 (Foto: Bernardo Sampaio/Divulgação
)
Foto: Bernardo Sampaio/Divulgação
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizou, na noite dessa quarta-feira (22) a colação de grau da primeira turma de medicina do campus Agreste da instituição, em Caruaru. A cerimônia aconteceu no Senac da cidade e contou com as presenças do reitor e do vice-reitor da UFPE, Alfredo Gomes e Moacyr Araújo, respectivamente, além da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, e do ex-ministro da Educação Mendonça Filho.

O reitor da UFPE, Alfredo Gomes, disse que a cerimônia representou a consolidação do processo de interiorização da universidade. "Esses médicos foram formados a partir de uma concepção diferente, que os insere em um projeto de medicina social", afirmou.

"Desde o primeiro período, nossos estudantes são inseridos em unidades de saúde de vários níveis de atenção. Lá, eles vivenciam o que é a prática médica desde o início, construindo seu aprendizado de uma forma mais significativa", destacou a coordenadora do curso, Carolina Paz.

A maioria dos recém-formados manifestou o desejo de atuar profissionalmente na região. "A fixação desses médicos no interior do estado vai promover uma melhoria na qualidade da saúde aqui da região, pois eles são profissionais contextualizados com a situação de sua cidade", disse o diretor do campus Agreste da UFPE, Manoel Guedes.

O estudante Ycaro Lopes Briano, de Arcoverde, foi o laureado da turma. "Essa é a realização de um sonho meu e de toda a minha família", disse Ycaro, o primeiro médico da família. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.