Transição

Versão digital do Zona Azul começa a funcionar no Recife

Publicado em: 01/07/2019 09:53

Foto: Bruna Costa/Esp.DP Foto. (Foto: Bruna Costa/Esp.DP Foto.)
Foto: Bruna Costa/Esp.DP Foto. (Foto: Bruna Costa/Esp.DP Foto.)
O serviço de Zona Azul Digital começa a funcionar hoje no Recife. A opção é válida para os motoristas que fizeram o download do aplicativo. Embora o sistema eletrônico entre em vigor, os condutores ainda poderão usar os cartões do serviço até o final deste mês. As folhas de papel perdem a validade a partir do primeiro dia de agosto.

Além da compra de créditos por aplicativo de celular, os condutores poderão, a partir desta segunda-feira, fazer a compra do cartão digital de Zona Azul nos pontos de venda fixos. Estes pontos aceitarão pagamento em dinheiro, cartão de crédito ou débito. Para isso, segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), os usuários devem ir a um ponto de venda, efetuar o pagamento, informar a placa do veículo e solicitar a ativação da vaga, sendo emitido um comprovante de pagamento impresso.

Os veículos não precisarão expor nenhum comprovante de papel, apenas acionar o seu cartão digital, já que a fiscalização será feita exclusivamente com aparelhos eletrônicos pelos agentes de trânsito que estiverem nas vias.

Durante o período de transição das folhas de papel para o sistema digital, os usuários poderão usar as folhas de papel antigas ou trocá-las por cartões digitais na sede da CTTU, no bairro de Santo Amaro. 

A fiscalização será feita pelos agentes de trânsito por meio de equipamentos digitais. Os profissionais vão consultar a placa do carro pela própria câmera do smartphone e, em caso de irregularidade, gerar a autuação.

O Recife dispõe de cerca de 3.200 vagas rotativas. Elas estão disponíveis nos bairros do Recife, São José, Santo Antônio, Boa Vista, Madalena, Encruzilhada, Casa Amarela, Casa Forte e Boa Viagem. A maioria das vagas funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados, variando o tempo máximo de permanência entre duas e cinco horas. Mas o valor da taxa cobrada é a mesma: R$ 3,00.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.