Educação Seminário sobre papel da universidade na luta contra o racismo acontece na UFPE

Publicado em: 01/07/2019 14:59 Atualizado em: 01/07/2019 15:05

Evento acontece no campus Recife da universidade. Foto: Ricardo Fernandes/DP.
Evento acontece no campus Recife da universidade. Foto: Ricardo Fernandes/DP.
Um seminário, intitulado "O papel da universidade na luta contra o racismo e defesa de políticas afirmativas", acontece no próximo dia 9, às 10h, no auditório Manuel Correia de Andrade, localizado no terceiro andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A palestra será ministrada pelo professor Kabengele Munanga, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Brasileiro por naturalização desde 1985, o docente nasceu na República Democrática do Congo, onde se graduou em antropologia social e cultural pela Universidade Oficial do Congo (1969). Foi nessa universidade que iniciou sua carreira acadêmica como professor assistente (1969-1975).

Em 1969, recebeu uma bolsa de estudos do governo belga (OCD) para iniciar seus estudos de pós-graduação na Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, onde permaneceu de 1969 a 1971. No entanto, por questões relacionadas à ditadura militar instalada em seu país, teve que voltar sem terminar o doutorado.

Entre os anos de 1975 a 1977, com bolsa concedida pela Universidade de São Paulo, conclui seu doutorado na USP em Ciências Humanas. Fez a maior parte de sua carreira acadêmica como professor efetivo na USP, de 1980-2012, de onde se aposentou como professor titular. Atualmente, é professor visitante sênior da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas