Recife ganha certificação de cidade com turismo criativo

Publicado em: 31/07/2019 18:42

Única cidade brasileira reconhecida pela Creative Tourism Network, Recife mistura cultura com turismo - Bruna Costa/Esp. DP
Recife passou a ser considerada cidade com turismo criativo. A certificação foi concedida pela Creative Tourism Network, entidade internacional que já realizou o reconhecimento de destinos importantes como Barcelona, Paris e Ibiza. A junção de cultura e turismo é uma das motivações para o reconhecimento da capital pernambucana - a única do Brasil na lista estrangeira. Para celebrar, a prefeitura promove, às 17h desta quinta-feira (1), um evento no Espaço Ceça, Boa Vista, no Centro, com a presença de nomes importantes que ajudaram a formentar esse tipo de movimentação no município.

O Bistrô da Negralinda, da Ilha de Deus, o Espetinho da Ceça, da Bomba do Hemetério e o DJ Mozaum, com discotecagem interativa e videomapping, são alguns dos convidados e exemplos de interação turística criativa. “Além da cultura e tradição, o grande valor/diferencial do turismo criativo do Recife é a sua gente", diz Caroline Couret, diretora da Creative Tourism Network em vídeo enviado à prefeitura.

“As pessoas podem viver a experiência do carnaval, com produção de fantasias ou aulas de frevo; podem conhecer a gastronomia, com aulas na cozinha; podem fazer roteiros fotográficos pela cidade. As possibilidades são infinitas”, acrescenta Couret. 

O ingresso do Recife na Creative Tourism Network é uma das ações de curto prazo do Plano de Turismo Criativo (2019-2021) elaborado pela prefeitura. Nele, oferta-se subsídios para que os empreendedores explorem o turismo criativo, proporcionando aos turistas uma experiência única de vivenciar a cidade, que vai desde a aprender a gastronomia local a também entender as manifestações religiosas e culturais.

Participar desta plataforma deve gerar vários benefícios e potencializar a promoção internacional da capital. "Além do sol e do mar, típicos de uma cidade litorânea, destacamos o fortalecimento do Recife para a economia criativa nas comunidades. Temos um olhar diferenciado para o turismo e queremos que tanto o viajante quanto o cidadão possam vivenciar a nossa cidade, nossa cultura e rica gastronomia", pontua a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.