Reintegração

Egressos do sistema prisional vão trabalhar no Conorte através de convênio

Publicado em: 01/07/2019 19:52

Foto: Divulgação Conorte PE.
Uma parceria entre a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e Consórcio Conorte - concessionária do Grande Recife Consórcio de Transporte - vai empregar 17 egressos do sistema prisional a partir do próximo mês de julho. O convênio será assinado nesta sexta (28), às 9h, na sede da SJDH, no bairro do Recife, pelo secretário Pedro Eurico e pelo presidente do Conorte, Alfredo Bezerra Leite.

Depois de treinamento de integração com suas respectivas famílias, os apenados, que cumprem pena no regime aberto, irão trabalhar de segunda à sexta-feira, por oito horas diárias, na limpeza do Terminal Integrado de Passageiros de Igarassu, podendo ser remanejados também para todas as estações do BRT do corredor norte, no trecho de Igarassu - Recife.

A iniciativa tem o objetivo de reintegrar os egressos à sociedade por meio do trabalho e reduzir a reincidência criminal. Os contratos são regidos pela Lei de Execuções Penais, o que isenta o empregador de encargos trabalhistas, como FGTS, 13º salário e férias.

O Patronato Penitenciário, órgão vinculado à SJDH, é responsável por assistir os cumpridores e oferecer cursos profissionalizantes, atendimento psicossocial e jurídico. Atualmente, 1.011 reeducandos trabalham através de convênios de empregabilidade em empresas privadas e órgãos públicos com Emlurb, Fundarpe e as prefeituras de Olinda, São Lourenço da Mata e Caruaru.

O Conorte é constituído por três empresas da região norte do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife: Transportadora Itamaracá, Cidade Alta Transportes e Turismo e Rodotur Turismo.

Também estarão presentes na assinatura, a secretária-executiva de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor, Mariana Pontual; o superintendente do Patronato Penitenciário, Josafá Reis; e o presidente do  Grande Recife Consórcio de Transporte, Erivaldo Coutinho.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.