TV Documentário inédito resgata a trajetória de Alceu Valença

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 01/07/2019 19:29 Atualizado em:

Foto: DP/Arquivo
Foto: DP/Arquivo

A vida e a obra do pernambucano Alceu Valença são tema do documentário inédito Alceu Valença - Na embolada do tempo, que estreia nesta segunda-feira (1º), às 21h30, com exclusividade no canal Curta!. O filme dirigido por Paola Vieira viaja pelos 45 anos de carreira do cantor e compositor, dono de sucessos como Morena Tropicana e Anunciação.

Nascido em São Bento do Una, no agreste de Pernambuco, Alceu cresceu em meio violeiros, tocadores de sanfona, poetas de cordel e aboiadores, elementos que consolidaram a cultura popular do Nordeste. Quando se mudou para a capital pernambucana, o músico conheceu a cultura da Zona da Mata, dos canaviais e do litoral, repleta de grupos de frevo, maracatus e ciranda.

No filme, o artista revisita sua trajetória, desde o primeiro contato com a música, passando pelo início de sua carreira profissional, onde incorporou influências da cultura popular a seus trabalhos. O documentário também viaja pelos anos 1970, onde vários artistas nordestinos ganharam visibilidade nacional. 

Produzido pela TVZero, o filme traz as produções e reflexões de Alceu através de canções, depoimentos e inúmeras imagens do arquivo pessoal e também imagens recentes, fruto do tempo em que a equipe do documentário acompanhou o cantor, durante a maratona de shows de 2018. Amigos e parceiros de trabalho também participam do documentário, relatando suas experiências ao lado do pernambucano.

A estreia na TV está marcada para esta segunda-feira, data em que o artista comemora seus 73 anos. Alceu, emplacou canções de sucesso, realizou shows em diversos lugares no mundo e já fez inúmeras aparições na TV, revela, em comunicado à imprensa, o segredo para tanta vitalidade: “Palco é vitamina”.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas