Sesi oferece às empresas palestras sobre violência contra a mulher

Publicado em: 28/06/2019 14:07

Sede da Fiepe, que abriga o Sesi, em Santo Amaro - Reprodução/Google Street View
A partir desta semana, o Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi) passa a ofertar palestras sobre violência contra a mulher às empresas localizadas na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste. Facilitado por Maria José da Silva, analista do Sesi, a iniciativa visa sensibilizar as indústrias para o tema, que afeta o emocional e a produtividade no trabalho.
 
O Brasil é o quinto país com mais casos de feminicídios no mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a cada 100 mil mulheres, 4,8 perdem a vida aqui. Daí a importância de conscientizar as indústrias para este problema. As empresas podem ser um ponto de apoio ao público feminino, ao criar canais de denúncias, promover palestras e treinamento de funcionários.
 
"A violência doméstica impacta negativamente na economia e desvaloriza o capital humano feminino", explica a palestrante Maria José. "No conteúdo ministrado, abordamos o conceito de violência, a importância da aplicação da Lei Maria da Penha, as diversas formas de agressão (física, verbal, psicológica, moral ou patrimonial), bem como apresentamos dados estatísticos sobre homicídios e feminicídios e qual é o papel social das empresas no enfrentamento à violência de gênero", diz Maria José.
 
Uma mulher agredida perde, em média, 18 dias de trabalho, de acordo com a Pesquisa de Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar, feito pela Universidade Federal do Ceará em parceria com o Instituto Maria da Penha. O mesmo estudo mostra que o país deixa de gerar R$ 1 bilhão por ano em virtude das agressões.

A iniciativa integra o quadro de compromissos do Sesi com a promoção de uma sociedade melhor. A palestra pode ser agendada através dos números 3412-8594 ou 0800-600-9606. O custo fica por R$ 130 - as organizações filiadas à Fiepe e ao sindicato industrial podem obter 20% de desconto neste valor.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.