Ressocialização

Selo estampará produtos produzidos dentro do sistema socioeducativo

Publicado em: 26/06/2019 14:19 | Atualizado em: 26/06/2019 14:29

No catálogo, haverá itens como tapetes, roupas, capas para botijão, porta-joias, bolsas, pesos de porta, garrafas para decoração, entre outros. Foto: Marcelo Vidal/SDSCJ

No próximo dia 3 de julho, data da abertura da 20ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), será lançado em Pernambuco o Selo Libert’arte. A marca estará presente em etiquetas e embalagens de itens artesanais confeccionados por adolescentes da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). Os produtos estarão à disposição para mostra ou venda em um estande exclusivo da instituição. A ideia é reverter a renda dos produtos para o processo de reintegração desses jovens à sociedade por meio da cultura e da arte.

No catálogo, haverá itens como tapetes, roupas, capas para botijão, porta-joias, bolsas, pesos de porta, garrafas para decoração, nécessaire, chaveiros, luminárias e cadernos, todos por preços que variam de R$ 3 a R$ 80. A produção, que ocorre durante oficinas, será oriunda de unidades de internação, internação provisória e semiliberdade de todo o Estado. Os socioeducandos desenvolvem as atividades com a ajuda de funcionários que atuam como oficineiros.

A ideia do Selo Libert’arte surgiu da necessidade de potencializar a divulgação do trabalho que é desenvolvido dentro do sistema socioeducativo, identificando essas peças para o público externo. A participação da Funase na Fenearte ocorre desde a primeira edição, há 20 anos, mas a adoção de um selo de qualidade para os produtos disponibilizados no estande da instituição é inédita. A marca Libert’arte também estampará itens na Casa da Cultura e a sede da Funase.

 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.