declaração

Política externa do Brasil tem que ser pragmática, diz Heleno sobre Irã

Publicado em: 27/06/2019 12:18

Antonio Cruz/Agência Brasil
O ministro Augusto Heleno, do GSI, defendeu que o Brasil tenha política pragmática ao ser questionado sobre a postura do país em relação ao Irã.

"A politica externa do Brasil tem que ser pragmática. Não tem ideologia não", disse em Osaka, na véspera do início do encontro do G20.

O país persa vive uma sequência de tensões com os EUA desde o ataque a dois petroleiros no golfo de Omã, no início de junho.

O presidente Jair Bolsonaro não se manifestou sobre o Irã até o momento, apesar de pressões indiretas de alguns de seus aliados, como os EUA, Israel e Arábia Saudita.

Durante a reunião de cúpula, Bolsonaro terá encontros bilaterais com o americano Donald Trump e com o príncipe herdeiro saudita Mohamed bin Salman. 

O encontro do G20 acontece em meio ao aumento de tensões entre EUA e Irã, após Trump impor novas sanções econômicas ao país do Oriente Médio.

Bolsonaro desembarcou nesta quinta (27) em Osaka para sua primeira participação da reunião anual integrada por líderes das 20 maiores economias. Ele deve apresentar um país que quer abrir sua economia "sem viés ideológico".
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.