São Paulo

PMs são presos sob suspeita de estuprar jovem em viatura

Por: FolhaPress

Publicado em: 27/06/2019 21:40

Foto: Divulgação/Governo de São Paulo (Foto: Divulgação/Governo de São Paulo)
Foto: Divulgação/Governo de São Paulo (Foto: Divulgação/Governo de São Paulo)
Dois policiais militares de São Paulo, ambos fardados e em serviço, foram presos sob suspeita de terem estuprado uma moça de 19 anos dentro de uma viatura policial em Praia Grande (litoral paulista), no último dia 12. A dupla está no presídio especial Romão Gomes, na zona norte da capital, desde o último dia 19, após a Justiça decretar a prisão preventiva (sem prazo determinado) a pedido da Polícia Militar.

A Corregedoria da Polícia Militar solicitou a prisão após encontrar inconsistência na versão apresentada pelos soldados e, ainda, receber o resultado do exame do IML (Instituto Médico Legal) que reforça as suspeitas de violência sexual. "É lamentável que o episódio dessa natureza tenha sido promovido por policiais militares, fardados e de serviço", diz trecho do pedido de prisão assinado pela capitã Larissa Helena Adão, presidente do Inquérito Policial Militar.

De acordo com a investigação, o possível crime ocorreu por volta das 23h30 do dia 12, quando a vítima procurou os policiais militares, próximos a um shopping de Praia Grande, para pedir uma informação. Ela precisava de orientação para pegar um ônibus para voltar à vizinha São Vicente, também no litoral, onde mora com a família.

Conforme a jovem relatou à Ouvidoria da Polícia, que acompanha o caso, assim que pediu ajuda, um dos PMs passou a perguntar se ela era casada e se era maior de idade. "Na sequência chamou seu colega de canto e os dois conversaram por uns minutos e, quando voltaram, ofereceram carona", afirmou. "Perguntaram se era menor de idade porque, mesmo com 19 anos, parece ter uns 15, de tão pequena e magrinha", disse o ouvidor Benedito Mariano, que ouviu a adolescente por três horas na segunda (24).

A vítima aceitou a carona, mas, ao sentar-se no banco de trás do carro, um dos PMs sentou-se ao lado e imediatamente começou a assediá-la sexualmente. O policial teria obrigado a vítima a fazer sexo oral nele e, em seguida, forçado violentamente a penetração.

De acordo com o ouvidor, ele e seus assistentes que acompanharam as declarações acreditaram na versão contada. "Ficamos convencidíssimos de que ela está dizendo a verdade", disse Mariano. "Do ponto da natureza do crime e dentro de viatura, acho que este é o caso mais absurdo que já vi em mais de 40 mil casos que acompanhei como ouvidor."

Ao serem ouvidos, os soldados Anderson Silva da Conceição e Danilo de Freitas Silva negaram o crime. Alegaram que, de fato, deram carona à jovem, mas que nada aconteceu. Os PMs disseram que ela pediu informações e que afirmou tinha sido perseguida por um homem, por isso eles passaram por algumas ruas ermas à procura do suposto homem.

A situação dos PMs se agravou porque, em depoimento, eles disseram que a garota estava sentada no banco de trás, Danilo, no banco do passageiro, e Anderson, ao volante. Mas imagens gravadas pelo sistema de segurança do shopping em que estavam, obtidas durante a investigação, desmentem essa versão.

"Foi possível verificar, com clareza, que um dos policiais militares bate a porta da frente da viatura e entra no banco traseiro, juntamente com a vítima, o que é inadmissível em uma situação de normalidade" diz trecho do documento.

Outro agravante contra os PMs foi o fato de a vítima, logo depois de descer da viatura, ter ligado para o 190, sendo enviados ao local outros policiais, que logo acionaram os órgãos necessários para a apuração do caso. A vítima foi submetida a exames horas depois.
Esse laudo do IML aponta que a vítima "apresenta sinais de lesões corporais de natureza leve" nas partes íntimas, o que, segundo o documento, "pode ser compatível com ato sexual recente".

Uma busca feita na viatura também localizou o celular da vítima, que ela mencionou às autoridades ter perdido durante o ataque. No pedido de prisão que fez à Justiça, a oficial responsável pelo inquérito cita entre os motivos para a prisão preventiva a gravidade do fato e os danos causados à imagem da corporação.

Benedito Mariano diz que o crime se torna mais grave por ferir a imagem da corporação. "Não é um caso de natureza policial, com excesso. É um crime bárbaro, covarde, grotesco, que não se espera ser cometido por alguém que é responsável para garantir segurança das pessoas", disse o ouvidor.

A advogada dos PMs, Flávia Artilheiro, disse à reportagem que seus clientes são inocentes, mas que não faria nenhum comentário sobre detalhes da acusação porque as investigações ainda não foram concluídas. "A defesa considera prematura qualquer manifestação além dessa, neste momento", disse ela.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.