reforma da previdência Mourão diz esperar que reforma seja votada na Comissão Especial na próxima semana

Por: Agência Estado

Publicado em: 26/06/2019 12:21 Atualizado em:

Antonio Cruz/Agência Brasil
Antonio Cruz/Agência Brasil
O presidente da República em exercício, Hamilton Mourão, disse na manhã desta quarta-feira, 26, em entrevista à Rádio Gaúcha esperar que a comissão especial que discute a reforma da Previdência vote o texto na próxima semana e que então a proposta vá "imediatamente" ao plenário da Câmara dos Deputados. A expectativa do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), é de que a reforma nas regras de aposentadoria apresentada pelo governo seja analisada pela Câmara antes do recesso de julho. 

Mourão destacou ainda que, em sua visão, a discussão está "novamente travada" em torno da inclusão ou não de Estados e municípios no texto final, o que, para o vice de Jair Bolsonaro, é uma discussão "muito mais política" do que técnica. 

Ele observou que vê governadores e prefeitos que gostariam que o Congresso os liberasse de fazer reformas locais, enquanto que alguns parlamentares querem que a responsabilidade sobre as mudanças nas regras de aposentadoria fosse tirada de suas mãos. 

"Eu vejo que a discussão final está em cima disso, e eu espero que na semana que vem se vote na comissão especial e imediatamente vá ao plenário", afirmou o presidente em exercício que disse ainda considerar "excepcional" a proposta enviada pelo governo ao Congresso. "Eu particularmente considero que a proposta do governo é excepcional, que atacava um problema que não pode ser mais varrido para baixo do tapete, sob pena de a Federação se tornar inviável", afirmou.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas