Arco-íris

Intervenção urbana celebra o Dia Internacional do Orgulho LGBT

Publicado em: 28/06/2019 10:06 | Atualizado em: 28/06/2019 10:45

Foto: Mariana Fabrício/DP Foto. (Foto: Mariana Fabrício/DP Foto.)
Foto: Mariana Fabrício/DP Foto. (Foto: Mariana Fabrício/DP Foto.)
As ruas do bairro do Recife exibem as cores da diversidade nesta sexta-feira (28). Em comemoração ao Dia Internacional do Orgulho LGBT, o arco-íris, símbolo internacional da luta de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis, foi pintado em três faixas de pedestres entre a Ponte Maurício de Nassau, Avenida Marquês de Olinda e dos Cais do Apolo e Alfândega. No início da manhã, também houve panfletagem com informações sobre o Centro de Referência em Cidadania LGBT.

A iniciativa promovida pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer faz alusão aos 50 anos do Dia Internacional do Orgulho LGBT e reune oito artistas urbanos que fazem parte do Programa Colorindo o Recife. Assinam a intervenção urbana: Jeff Alan, Caju, Rafa Mattos, Manoel Quitério, Shell Osmo, Carlos André , Natália Queiroz e Heitor.

A ação foi feita ainda na madrugada desta sexta para não interferir no trânsito do Recife Antigo. "A ação visa ratificar o compromisso da Prefeitura com a população LGBT e os esforços incessantes da gestão em busca de uma cidade que gere cada vez mais respeito e oportunidades para todos os seus cidadãos", comentou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer, Ana Paula Vilaça.

Os estudantes Eduarda Freitas, de 18 anos, e Bernardo Albuquerque, 20, registraram a intervenção através de fotos, ao passar pelo Cais da Alfândega e aprovaram a ação. "Achei genial porque a representação da diversidade deve ficar evidente. Uma pintura assim, na rua, se torna uma oportunidade para que a gente possa parar e pensar sobre o assunto", comentou Eduarda.

Foto: Mariana Fabrício/DP Foto. (Foto: Mariana Fabrício/DP Foto.)
Foto: Mariana Fabrício/DP Foto. (Foto: Mariana Fabrício/DP Foto.)
Outras iniciativas
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos promove uma ação educativa e de sensibilização através da Realidade Virtual (RV). Transeuntes serão convidados a experimentar óculos de RV, através da campanha "Teste Seu Olhar", para ver cenas de LGBTFobia, numa animação produzida com base em fatos reais. A campanha também será levada para escolas, unidades de saúde, eventos, entre outros locais públicos. O objetivo é que as pessoas pensem sobre o combate à violência como uma responsabilidade da sociedade.

A Secretaria de Saúde do Recife, por sua vez, realiza ações educativas voltada a lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis. Pela manhã, os profissionais da Sesau estarão no Hospital da Mulher do Recife, no Curado, abordando questões de gênero em palestras e rodas de conversa nas salas de espera com os pacientes. À noite, eles visitarão bares localizados na Boa Vista para distribuir preservativos e falar com as pessoas sobre comportamento para uma vida sexual saudável e sobre como ter acesso aos serviços ofertados pela Prefeitura do Recife.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.