tensão

EUA enviam caças F-22 ao Catar em momento de tensão com o Irã

Por: AFP

Publicado em: 29/06/2019 09:30

Foto: Andrew CABALLERO-REYNOLDS / AFP
O governo dos Estados Unidos enviou caças F-22 ao Catar pela primeira vez, anunciou o exército na sexta-feira, um contingente adicionado às forças já mobilizadas por Washington no Golfo em consequência da tensão com o Irã.

Os caças F-22 da Força Aérea foram mobilizados para "defender as forças e interesses americanos", afirmou o Comando Militar Central da Força Aérea dos Estados Unidos em um comunicado, que não cita o número de aviões enviados.  

Um arquivo fotográfico mostra cinco aviões do tipo na base aérea de Al Udeid, no Catar.  

Teerã e Washington estão envolvidos em uma escalada de tensão desde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, retirou o país unilateralmente do acordo nuclear de 2015 com o Irã e adotou novas sanções contra a República Islâmica.  

A crise se aprofundou na semana passada, quando o Irã derrubou um drone americano sobre as águas do Golfo e após uma série de ataques a petroleiros na região que Washington atribuiu a Teerã, que negou qualquer envolvimento.  
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.