Conhecimento

Espaço Ciência terá programação de férias a partir de segunda

Publicado em: 26/06/2019 15:10 | Atualizado em: 26/06/2019 15:17

Foto: Espaço Ciência

Começa nesta segunda-feira (1) a temporada de férias no Espaço Ciência. Além das atrações permanentes, os visitantes terão mais de vinte atividades programadas para o período. O museu funciona de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h; e nos sábados e domingos, das 13h30 às 17h.

Entre as atividades disponíveis, estão as que permitem conhecer as densidades dos líquidos construindo um arco-íris no copo; transformar água, terra e argila em uma bola brilhante; construir uma garrafa que armazena energia; entre outras. 

Para quem gosta da natureza, haverá trilha sensorial, onde é possível interagir com o ambiente usando outros sentidos além da visão. Há outras opções: entender os insetos construindo caixas entomológicas; fabricar tintas utilizando óleo usado; fazer jardins verticais com garrafa pet; descobrir maneiras de reciclar; participar de um jogo divertido sobre a poluição do ar.

Os fãs da matemática podem se divertir com jogos, construir poliedros com palitos de churrasco ou descobrir o quanto de matemática existe na arte do Origami. Quem prefere os astros pode descobrir como funciona um telescópio, lançar foguetes ou aprender a se localizar pela posição do Sol.

São 24 opções de atividades, distribuídas durante os trinta dias de férias. A programação acontece de segunda a sexta, mas, nos fins de semana, os visitantes podem conhecer todas as atrações permanentes do museu, que inclui exposições, experimentos interativos, passeios de barco movido à energia solar, trilhas, planetário. Para participar das atividades especiais, não precisa inscrição prévia. Basta chegar mais cedo que o horário de início e pegar uma senha na Recepção.

Confira parte da programação:

Bola Brilhante (a partir de 6 anos): A ideia é construir um dorodango, arte japonesa que transforma terra, água, argila em uma bolinha brilhante.

Montando Robô (a partir de 8 anos):  Uma atividade divertida para a meninada montar robôs.

Construindo Trenzinhos (todas as idades): Que tal construir trens usando ímãs de neodímio, fios de cobre e pilhas comuns?

Bebendo um Arco-íris (todas as idades): Usando gelatina e açúcar cria-se densidades diferentes para os líquidos: é possível construir e até beber um arco-íris.

Jogos Matemáticos (a partir de 7 anos): Aqui a ideia é aprender brincando.

Insetos Fantásticos e onde habitam (a partir de 7 anos): Além de entender um pouco os , os visitantes vão construir uma pequena caixa entomológica e elaborar seu insetário.

Descobrindo a Eletricidade Estática (a partir de 7 anos): A ideia é construir o modelo da garrafa de Leyden, que permite o armazenamento de energia.

Carro Voador (a partir de 7 anos): Os visitantes poderão aprender sobre a Energia Cinética enquanto constroem um carrinho usando materiais recicláveis.

Origami (a partir de 7 anos): Dobraduras simples que ajudam a despertar o interesse por esta arte japonesa.

Engenharia para Crianças (5 a 12 anos): A ideia é brincar de ser engenheiro, descobrindo como as coisas funcionam e propondo soluções para problemas de Engenharia.

Se divertindo com a Ciência (todas as idades): A meninada vai se divertir com alguns experimentos de química e física, simples e fáceis de fazer em casa.

Bolhas de Sabão Gigantes (todas as idades): Que tal fazer uma bola de sabão gigante e aprender um pouco sobre a água?

Recicloteca (todas as idades): Aqui a ideia é reutilizar materiais, dando uma nova vida àqueles resíduos que iriam para o lixo e transformando-os em brinquedos.

Construindo as Cônicas através do Origami (a partir de 7 anos): Que tal descobrir o tanto de matemática que há na arte das dobraduras?

Brilhando no Escuro (todas as idades): Tintas e luz negra, em uma divertida brincadeira, ajudam a entender a fluorescência e a fosforescência.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.