Poesia

Domingueira sertaneja acontece neste domingo no Cais do Sertão

Publicado em: 30/06/2019 12:06 | Atualizado em: 30/06/2019 12:14

Foto: Arthur de Souza/arquivo DP
O projeto Tengo Lengo Tengo, que homenageia os 30 anos da morte de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e do padre João Câncio, fundadores da Missa do Vaqueiro de Serrita, promove a primeira Domingueira Sertaneja, neste domingo (30), às 16h, no Museu Cais do Sertão. A entrada é gratuita e o evento inclui uma apresentação de Ronaldo Aboiador, figura permanente na celebração de Serrita que se tornou conhecido por seu aboio de fé. O artista possui um álbum dedicado ao aboio religioso.

No domingo, das 18h às 19h, também acontece uma mesa de glosas, sessão de poesia oral feita de improviso, bastante tradicional e cultivada no Sertão. A glosa é exercida no dia a dia pelos poetas glosadores, de maneira informal, como uma brincadeira de roda com versos metrificados. Para essa brincadeira no Cais, foram convocados os poetas Adiel Luna, Allan Sales, Clécio Rimas, Edmilson Ferreira, João Filho e Maciel Correia.

A apresentação promete divertir e emocionar o público, com motes que passam por temas como saudade, natureza, política e amor, mas que são mantidos em segredo, já que o improviso é a alma do negócio. A apresentação e coordenação da glosa fica a cargo de Marcos Passos, poeta declamador, apresentador, escritor e produtor cultural.  

O projeto Tengo Lengo Tengo é uma promoção do Governo do Estado de Pernambuco, através da Empetur, Cais do Sertão e Cepe, com apoio da Janela Gestão de Projetos e da Fundação Padre João Câncio. Ainda dentro da programação, que acontece até o dia 27 de agosto, serão realizadas mesas-redondas, oficinas de zabumba, de costura do couro (incluindo uma versão para crianças), apresentações culturais sertanejas e leituras dramáticas. Outro ponto de destaque do projeto é a realização da Cavalhada de São José do Belmonte no Recife, no dia 25 de agosto.
TAGS: cais | do | sertão | poesia | luiz | gonzaga |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.