Direitos

Dia Internacional do Orgulho LGBT será marcado por intervenção artística no Bairro do Recife

Publicado em: 27/06/2019 15:46 | Atualizado em: 27/06/2019 16:02

Foto: Camila Pifano / Esp. DP FOTO

Na manhã desta sexta-feira (28), uma ação inédita no Recife fará homenagem aos 50 anos do Dia Internacional do Orgulho LGBT. Será feita uma pintura de três faixas de retenção das faixas de pedestres situadas nas junções entre a Ponte Maurício de Nassau, Avenida Marquês de Olinda e dos Cais do Apolo e Alfândega. No local, haverá também panfletagem com informações sobre o Centro de Referência em Cidadania LGBT.

A ação de pintura nas cores do arco-íris será feita através do Programa Colorindo o Recife e reuniu oito artistas urbanos: Jeff Alan, Caju, Rafa Mattos, Manoel Quitério, Shell Osmo, Carlos André , Natália Queiroz e Heitor. A ação de pintura das quatro faixas de retenção do Bairro do Recife serão feitas na madrugada desta sexta (28) para não interferir no trânsito da região.

A partir das 8h, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos promoverá uma ação educativa e de sensibilização através da Realidade Virtual. Trata-se da campanha “Teste Seu Olhar", através da qual os transeuntes são convidados a experimentar óculos de Realidade Virtual (RV) e ver cenas de LGBTFobia, numa animação produzida com base em fatos reais.  A campanha também será levada para diversos espaços da cidade – escolas, unidades de saúde, eventos, entre outros locais públicos – para que as pessoas pensem e vejam o combate à violência como uma responsabilidade da sociedade.

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, por sua vez, realizará ações educativas voltada a lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis. Pela manhã, os profissionais da Sesau estarão no Hospital da Mulher do Recife, no Curado, abordando questões de gênero em palestras e rodas de conversa nas salas de espera com os pacientes. À noite, eles visitarão bares localizados na Boa Vista para distribuir preservativos e falar com as pessoas sobre comportamento para uma vida sexual saudável e sobre como ter acesso aos serviços ofertados pela Prefeitura do Recife.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.