imigração

Com custo de vida baixo, Braga atraiu 10 mil brasileiros nos últimos três anos

Por: FolhaPress

Publicado em: 28/06/2019 22:16

Foto: Divulgação/Policia Federal (Foto: Divulgação/Policia Federal)
Foto: Divulgação/Policia Federal (Foto: Divulgação/Policia Federal)
Vizinha do Porto, no Norte de Portugal, a histórica Braga desponta como um dos destinos favoritos dos novos imigrantes brasileiros. Estimativas da Câmara Municipal indicam a chegada pelo menos 10 mil nos últimos três anos. 

O custo de vida mais baixo do que os centros urbanos e a boa oferta de transporte e saúde acabam sendo o principal atrativo da cidade, que abriga ainda a Universidade do Minho.

Braga virou também uma espécie de sensação nas redes sociais. Há vários sites e canais do YouTube feitos por brasileiros que se dedicam a falar da vida na cidade. 

Tanta propaganda do município surpreendeu até o presidente da Câmara (equivalente ao prefeito), Ricardo Rio, que viu um dos vídeos de sua campanha - que enumerava os atributos da cidade de cerca de 136 mil habitantes - ter mais de 2 milhões de visualizações no Brasil. 

Segundo Rio, a chegada dos brasileiros ajudou a dinamizar a economia e tem agregado de maneira positiva à cidade. 

"Esta onda de imigração é de pessoas com muitas qualificações e com muito poder de compra e capacidade de investimento. A cidade tem ganhado com isso. Tem-se vindo a desenvolver projetos em várias áreas", diz o "prefeito", que destaca que os brasileiros investem em setores tão variados quando alimentação e biotecnologia.

"Mesmo a mão de obra menos qualificada tem dado resposta a uma necessidade. É o caso da restauração e do comércio, até do turismo, que eram setores que tinham muita falta de trabalhadores", completa. 
Embora bem inseridos na comunidade, os brasileiros acabaram mexendo com o mercado imobiliário local, que enfrenta uma alta generalizada de preços.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.