Música

Cais do Sertão recebe aboiadores e poetas orais em Domingueira Sertaneja

Publicado em: 28/06/2019 14:49 | Atualizado em: 28/06/2019 15:31

Adiel Luna está entre os poetas convidados para participar da glosa. Foto: Eric Gomes/Divulgação
O projeto Tengo Lengo Tengo, que homenageia os 30 anos da morte de Luiz Gonzaga e do padre João Câncio, fundadores da Missa do Vaqueiro de Serrita, promove a primeira Domingueira Sertaneja neste domingo (30), às 16h, no Museu Cais do Sertão. Com entrada gratuita, o evento terá apresentação de Ronaldo Aboiador, integrante da celebração de Serrita que se tornou conhecido por seu aboio de fé. O artista possui um álbum dedicado ao aboio religioso, com faixas como Terço dos homens, Obrigado, meu Senhor e Ofertório.

Também será realizada uma mesa de glosas, sessão de poesia oral feita de improviso, bastante tradicional e cultivada no Sertão, das 18h às 19h. A glosa é exercida no dia a dia pelos poetas glosadores, de maneira informal, como uma brincadeira de roda com versos metrificados. Foram convocados os poetas Adiel Luna, Allan Sales, Clécio Rimas, Edmilson Ferreira, João Filho e Maciel Correia. 

A coordenação da glosa fica a cargo de Marcos Passos, poeta declamador, apresentador, escritor e produtor cultural. "Costumo dizer que a mesa de glosa é uma cantoria de viola, sem a viola. Não há o compromisso da competição. Só a poesia. É lindo de ver o público vibrando a cada verso bem feito", diz Passos, em comunicado enviado à imprensa.

Mesas-redondas
Ainda dentro da programação, que acontece até o dia 27 de agosto, serão realizadas mesas-redondas com temas como O Sertão pelas Lentes dos Fotógrafos, O Armorial e as Pedras do Reino e O Cangaço e Gênero. Oficinas de zabumba, de costura do couro (incluindo uma versão para crianças), apresentações culturais sertanejas e leituras dramáticas também fazem parte do programa. Outro ponto de destaque do projeto é a realização da Cavalhada de São José do Belmonte no Recife, no dia 25 de agosto.

SERVIÇO
Domingueira Sertaneja
Onde: Centro Cultural Cais do Sertão (Armazém 10, Av. Alfredo Lisboa, s/n – Recife)
Quando: Neste domingo (30), a partir das 16h
Quanto: Gratuito
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.