pesquisa

Banco Central reduz de 2% para 0,8% a previsão de crescimento do PIB

Publicado em: 27/06/2019 09:35

Reprodução/Pixabay
O Banco Central reduziu de 2% para 0,8% a previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2019. O dado está abaixo das estimativas do mercado financeiro. A pesquisa Focus, feita com mais de 100 bancos, aponta alta de 0,87% no PIB no período. 

No relatório trimestral de inflação, divulgado nesta quinta-feira (27), a autoridade monetária observou que “essa perspectiva de crescimento anual está condicionada ao cenário de continuidade das reformas e ajustes necessários na economia brasileira e incorpora expectativa de recuperação da atividade em ritmo crescente ao longo do restante do ano”. Ou seja, se os ajustes não ocorrerem o desempenho do PIB pode ser ainda mais fraco.

Segundo o relatório do BC, a estimativa de inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), recuou de 3,9% levemente acima da projeção feita em dezembro do ano passado, de 3,8%.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.