Bicicultura2017 Evento cria a maior bicicleta do mundo em plataforma online Idealizador é o cicloativista e artista plástico paulista Valdinei Calvento

Publicado em: 08/09/2017 21:54 Atualizado em: 08/09/2017 22:49

Projeto pretende criar a maior bicicleta do mundo em forma de desenho. Foto: Nando Chiappetta/DP (Projeto pretende criar a maior bicicleta do mundo em forma de desenho. Foto: Nando Chiappetta/DP)
Projeto pretende criar a maior bicicleta do mundo em forma de desenho. Foto: Nando Chiappetta/DP
Uma oficina inusitada aconteceu na tarde desta sexta-feira, durante as atividades do Bicicultura 2017 - A Revolução das Bicicletas. Como uma forma lúdica de expressar a vivência de cada um sobre duas rodas, o projeto pretende criar a maior bicicleta do mundo em forma de desenho. O idealizador é o cicloativista e artista plástico paulista Valdinei Calvento, 39 anos, que veio ao Recife participar do evento e trazer o seu trabalho.

“Eu lancei esse projeto da maior bicicleta do mundo em uma plataforma online. Fiz um chamamento pelo Facebook para saber quem gostaria de contribuir. E vários amigos começaram a participar. A ideia é que a pessoa baixe um template e sobre ele desenhe e documente suas histórias com a bicicleta a partir da arte. As pessoas me enviam e eu vou formando essa que é a maior bicicleta virtual do mundo, construída de forma coletiva”, explica Valdinei.

Todas as contribuições vão se somando no site amaiorbicicletadomundo.tumblr.com. “É a primeira vez que trago esse projeto para um evento de bicicleta”, comentou Valdinei.

Durante a oficina do Bicicultura, que aconteceu das 14h às 16h ao lado do Paço Alfândega, os templates já estavam impressos e os desenhos foram feitos na hora. Cada um pôde comentar um pouco sobre sua história. “Eu já tinha participado desse projeto antes, baixando os templates. Eu representei em meus desenhos personagens do Reisado. E agora estou fazendo uma máscara do soldado do araripe, um pássaro que corre risco de extinção na Serra do Araripe”, comentou a estudante de Juazeiro do Norte, Adália Alencar. Ela veio participar de uma mesa redonda para apresentar e discutir o Projeto Ciclos, da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

O Bicicultura é o maior encontro nacional de mobilidade por bicicleta e cicloativismo no Brasil. No Recife, ele está sendo organizado pela Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo). O evento começou nessa quinta-feira (07) e segue até domingo, com diversas atividades em vários locais da capital pernambucana. É possível consultar a programação através do bicicultura.org.br