Domingo Agora você pode levar sua bicicleta dentro do ônibus Primeira linha adaptada foi a Parque Capibaribe/TI TIP, que circula em São Lourenço da Mata

Publicado em: 20/08/2016 15:58 Atualizado em:

A partir deste domingo começa a funcionar na Região Metropolitana do Recife o projeto LevaBike. A ideia é iniciar um transporte multimodal, integrando passageiros de ônibus, metrô e os ciclistas, que ganham espaço exclusivo para as magrelas dentro dos coletivos nos dias de domingo. A novidade foi anunciada ontem pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco.

A primeira linha adaptada será Parque Capibaribe/TI TIP, que circula em São Lourenço da Mata, passando pela Arena de Pernambuco. O projeto contempla o Domingo na Arena, que ocupa o estádio com atividades esportivas e turísticas. Sinalizado com adesivos nas laterais, na porta traseira e dianteira, o ônibus do LevaBike será um veículo a mais nas ruas, já que faz parte da frota reserva e não altera a quantidade de coletivos desta linha. A capacidade é para até seis bicicletas, que ficam suspensas num suporte instalado em substituição aos bancos traseiros.

A entrada do passageiro com a bicicleta será feita pela porta de trás, que logo depois deverá rodar a catraca e pagar a passagem. “Por ser um projeto piloto, esse veículo será monitorado podendo ser adaptado no futuro, dependendo da experiência dos ciclistas. Pretendemos ampliar o serviço para sábado à tarde e dias da semana, fora de horário de pico”, diz o presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes, Francisco Papaléo.

O formato multimodal agradou aos cicloativistas, que ganham uma oportunidade a mais para se deslocar com a bicicleta. “É uma importante ação, principalmente pelo acesso à cidade facilitando a condição dos ciclistas, tornando até mais atrativo com programações na Arena. Isso possibilita que pessoas acostumadas a percorrer um caminho mais curto a passeio procurem longas distâncias”, aposta a coordenadora geral da Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo), Sabrina Macri.