Mobilidade Moradores de Noronha vão receber 800 bicicletas Projeto quer incentivar o uso de transporte sustentável na ilha para evitar a circulação de veículos

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 15/07/2016 08:51 Atualizado em:

O projeto Bike Noronha, que vem sendo implantado na ilha desde 2015, vai passar por uma nova etapa. Dessa vez serão distribuídas gratuitamente 800 bicicletas para moradores permanentes do arquipélago, que manifestaram o interesse em participar do projeto.

As 200 bikes começam a ser entregues nesta sexta para os primeiros inscritos. Os outros moradores receberão entre setembro e outubro. A ação foi discutida e aprovada pelo conselho distrital da ilha.

Nesse primeiro momento as bicicletas vão ser distribuídas de duas formas:
Nos dias 15, 16 e 17 de julho, serão entregues mais 200. Nos dias 22 a 24 de julho as outras 200 unidades. A distribuição vai ser feita na Escola Arquipélago. Os horários de entrega variam das 8h às 20h.

Dentro do Bike Noronha aconteceu o Bike Escola e Bike Pousada, que entregaram, entre outubro de 2015 e março de 2016, mais de 400 bicicletas para a Escola Arquipélago, Centro Integrado (CIEI) Bem-Me-Quer e pousadeiros. Agora é a vez do Bike Ilhéu. O próximo programa, ainda sem data definida, é o Bike Instituição, que vai contemplar o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), projeto Golfinho Rotador, Projeto Tartarugas Marinhas (Tamar),Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Federal, entre outros.

As bicicletas são híbridas, na cor laranja, de alumínio, com marcha e de pneus resistentes com cravos para garantir a maior durabilidade em terrenos irregulares de trilhas e também no ambiente urbano. Desde o início do projeto Bike Noronha já foram instalados 7 bicicletários de um total de 20 que estão programados para serem instalados até o final do ano. A ação é realizada em parceria com o Governo do Estado e a Fundação Banco Itaú.