MACEIÓ
''Maior tragédia urbana no mundo'', diz prefeito de Maceió sobre mina
Maceió enfrenta risco iminente de colapso de uma mina situada no bairro do Mutange. A mina é uma das várias controladas pela Braskem
Publicado em: 01/12/2023 11:51 | Atualizado em: 01/12/2023 11:57
![]() |
Prefeito de Maceió informou que estão sendo utilizados equipamentos modernos para calcular o afundamento do solo (Crédito: Reprodução/Instagram/@jhcdopovo) |
O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL-AL), comentou sobre o colapso de uma mina situada no bairro do Mutange, na capital alagoana. Em entrevista à CNN Brasil, JHC classificou o ocorrido como "a maior tragédia urbana no mundo em curso".
João Henrique também informou que estão sendo utilizados equipamentos modernos para calcular o afundamento do solo, para qual a direção está se movimentando e qual a intensidade desse movimento. Aproximadamente 350 profissionais de órgão públicos estão realizando o monitoramento.
"Todo o plano de contingência está funcionando, protocolos estão sendo seguidos rigorosamente pela Defesa Civil de Maceió, que já se comunicou com todas as autoridade pertinentes", afirmou o prefeito.
Nesta quinta-feira (30/11), a Defesa Civil emitiu um alerta para o risco iminente de colapso de uma das minas na região do antigo campo de futebol do Centro Sportivo Alagoano (CSA). Segundo o órgão, a mina pode colapsar a qualquer momento.
Estudos mostram um aumento significativo na movimentação do solo na mina 18, indicando a possibilidade de rompimento e surgimento de um skinhole (crateras caracterizadas pelo vazio da superfície, que podem ocorrer no solo quando não se conhece a fundo a composição e especificidades ao construir).
A mina é uma das várias controladas pela Braskem. O local foi desocupado e a Defesa Civil recomenda que pessoas e embarcações evitem transitar nas proximidades. Seis escolas da rede pública de Maceió foram equipadas para abrigar pessoas que tiveram de sair de suas casas e três instituições de ensino estão de sobreaviso. Os locais também vão abrigar animais de estimação.
As informações são do Correio Braziliense.