CONFLITO
União Europeia defende criação de Estado palestino
O chanceler da UE destacou que é preciso ir mais além e resolver de vez o conflito entre israelenses e palestinos
Publicado em: 27/11/2023 20:12
![]() |
Chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell (foto: FRANÇOIS WALSCHAERTS / AFP ) |
O chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, saudou a prorrogação da trégua na Faixa de Gaza, mas destacou que é preciso ir mais além e resolver de vez o conflito entre israelenses e palestinos. Borrell defendeu a solução de dois Estados e deixou avisos às duas partes: "Não haverá paz ou segurança para Israel sem um Estado palestino", afirmou.
O chanceler da UE ainda comentou nesta segunda-feira (27) que está chocado com o anúncio feito pelo governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu de avançar com a construção de "mais colônias ilegais", considerando que a ocupação de território palestino prejudica a própria segurança israelita. "Estou chocado por saber que, enquanto continua esta guerra, o Governo israelita está prestes a alocar novos fundos para construir mais colônias ilegais", escreveu Borrell na rede social X.
O alto-representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros acrescentou que a decisão não é legítima defesa e não vai melhorar a segurança de Israel. "As colônias constituem uma grave violação do direito internacional humanitário e são o maior risco à própria segurança de Israel", enfatizou.
A construção das colônias, também chamadas assentamentos, especialmente na Cisjordânia, são consideradas pela população palestina e pela comunidade internacional com um dos maiores obstáculos a um processo de paz, uma vez constituem uma ocupação de território que não é israelita e agravam as tensões entre Tel Aviv e a Autoridade Palestina e com os países do Oriente Médio