MÚSICA
Lia Clark desbrava em múltiplas sonoridades do funk em seu novo álbum
'Lia Clark: The Album' sequência do trabalho anterior da funkeira, entrega as imensas possibilidades do estilo musical carioca
Por: Allan Lopes
Publicado em: 22/11/2023 16:01 | Atualizado em: 22/11/2023 16:17
Quarto álbum de estúdio de Lia Clark carrega referências do funk anos 2000 ao contemporâneo (Crédito: Rodolfo Magalhães/Divulgação) |
No título, na letra e na sonoridade, a essência de Lia Clark está evidente em seu quarto disco de estúdio. “Lia Clark: The Album”', já disponível em todas as plataformas digitais, reflete a confiança e maturidade da funkeira. Com parcerias de peso, Lia desbrava em múltiplas vertentes do funk, culminando na redescoberta e celebração de suas raízes. O self-title (obra idêntica ao nome do artista) complementa as referências de “Lia (pt.1)”, primeira parte do projeto, lançado no ano passado.
“(O álbum) não poderia ter um outro nome”, falou Lia - conhecida como a “drag queen do funk” - com exclusividade ao Viver. A artista entrou no radar das divas pop após diversos hits e colaborações com Wanessa Camargo, Gloria Groove e Pabllo Vittar. Com sete anos de bagagem, ela conta que sua ampla vivência a ajudou a entregar uma sequência aprimorada de “Lia (pt.1)”. “Acho que incrementar tudo isso com minha visão musical mais madura trouxe uma perspectiva nova e ao mesmo tempo nostálgica para cada faixa do álbum. Foi como unir o que vivi no passado com tudo que aprendi e cresci ao longo dos anos”.
A composição de todas as canções foi conduzida em parceria com Renato Messas, um colaborador de longa data de Lia. A produção, que abraça uma diversidade de sons, estilos e influências do funk, foi supervisionada por figuras envolvidas desde os estágios iniciais do projeto, como S4TAN, Will DF, TH4I e Hitmaker. Segundo a cantora, cada uma das 12 faixas captura sua identidade artística de maneira diferente. "Cada música tem um significado e reflete experiências, emoções e perspectivas que são importantes para mim como artista”, ressalta.
Na jornada por diversas vertentes - trap funk, pop funk, vogue funk, funk anos 2000, funk favela e funk rave - a artista permanece fiel à essência do gênero musical carioca. Em “PENTADA+ ”, Clark realiza o sonho do feat. com duas rainhas do funk: Valesca Popozuda e Tati Quebra Barraco. “Uma das coisas que eu mais gosto no funk é a maneira como ele se reinventa, e como podemos explorar isso, mesclando novos elementos e estilos às músicas, mas sem perder a essência do gênero. É uma expressão cultural que pode mudar, se adaptar e crescer ao longo do tempo, mas mantendo suas raízes”.
Com passagens no Recife e em Caruaru ano passado, Lia vislumbra retornar a Pernambuco em 2024 (Crédito: Rodolfo Magalhães/Divulgação) |
Pioneira no cenário drag queen funk, Lia também mantém fidelidade a si mesma e à sua comunidade. As músicas da funkeira abordam temas relacionados à sexualidade, empoderamento e liberdade de expressão. Fundamental nos esforços em prol da diversidade na música, ela espera colaborar para um futuro melhor. “De certa forma, hoje sinto que as pessoas estão cada vez mais abertas e receptivas à diversidade, e isso é maravilhoso. Ver meu trabalho sendo reconhecido e aceito no cenário musical é uma grande conquista, mas com toda certeza ainda há muito trabalho a ser feito para que as novas gerações possam ter uma receptividade total e inclusiva”, enfatiza.
A apresentação no The Town, em setembro, foi o ponto de partida da nova turnê. Após shows em São José dos Campos (SP), Vitória (ES) Brasília (DF), Manaus (AM) e Rio de Janeiro, ela comentou os planos para os fãs pernambucanos. “Eu amo muito ir pra Pernambuco, o público do nordeste sempre tem uma energia e entrega surreal. Eu estive no Recife e em Caruaru ano passado e foi incrível. Quero muito levar minha nova turnê em 2024. Ainda não tem nada confirmado, mas quero muito ir”. Paralelamente à gravação do próximo lançamento, ao calor do Carnaval que se aproxima, Lia se familiariza com as câmeras. Ela iniciou as gravações do “La Maison”, novo reality show do canal E!, onde será apresentadora ao lado de DaCota Monteiro.