Acidente
Dono do supermercado que desabou deve providenciar avaliação da estrutura, diz prefeitura
Proprietário do imóvel foi orientado a contatar empresa de engenharia; Duas pessoas morreram e cinco ficaram feridas
Por: Marcelle Reis
Publicado em: 27/11/2023 09:49 | Atualizado em: 27/11/2023 13:22
![]() |
Supermercado desabou na sexta e matou dois (Foto: Redes sociais ) |
Três dias após a tragédia do desabamento da laje do supermercado no bairro do Curado IV, que matou duas pessoas e feriu cinco, na sexta-feira (24), a assessoria da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes,no Grande Recife, informou que o proprietário do imóvel foi orientado a chamar profissionais da engenharia para avaliar se era necessária a demolição ou se as estruturas poderiam ser aproveitadas.
Nesta segunda (27), a administração municipal disse, ainda, que a Defesa Civil identificou risco quatro no local, que é o considerado um alerta máximo.
A conhecida "área de projeção", que poderia ser atingida em caso de novos desabamentos, foi interditada e as pessoas não poderão transitar ao redor por questões de segurança.
A gestão da cidade segue em contato com o proprietário para acompanhar o desenrolar da avaliação estrutural.
Em nota, a Prefeitura do Jaboatão enfatiza que haverá uma vistoria após a avaliação.
''A demolição da parte que ficou comprometida está sendo realizada pelo mesmo. E, após a conclusão, prevista para ocorrer até a quarta-feira (29), a Defesa Civil realizará nova vistoria, para avaliar se o risco foi eliminado. Em caso afirmativo, será feita a desinterdição dos quatro imóveis interditados por estarem na área de projeção e poderiam ser atingidos em caso de novos desabamentos''.
Desabamento
Duas pessoas morreram e cinco sofreram lesões, após o teto de um supermercado na Rua Quatro, no bairro do Curado IV, em Jaboatão dos Guararapes, desabar na manhã da última sexta-feira (24).
O estabelecimento ainda iria ser inaugurado e passava por preparativos.
As pessoas que estavam dentro do imóvel faziam ajustes e reposição de produtos quando houve o acidente.
Vítimas
Após a queda do supermercado, uma mulher de 37 anos morreu soterrada pelos escombros. Ela era uma das funcionárias do estabelecimento. O Instituto de Medicina Legal (IML) foi acionado para a retirada do corpo.
A segunda vítima fatal é um homem de 23 anos que chegou a ser levado para o Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central do Recife.
Entre os feridos, dois foram para o HR, e de acordo com o hospital, o homem de 44 anos recebeu alta e uma mulher de 33 passou por cirurgia e está internada na UTI com quadro de saúde estável.
Funcionamento
O Atacarejo ainda não estava funcionando, mas, conforme a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, o município não recebeu nenhuma solicitação de funcionamento ou reforma para o empreendimento.